Academia Brasileira de Cinema realiza a 8.ª Mostra de Finalistas do Prémio Grande Otelo

A mostra percorrerá 13 cidades nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Paraíba e Pernambuco
grandeotelo 1 grandeotelo 2
Foto: Reprodução

A Academia Brasileira de Cinema realiza a 8.ª Mostra de Filmes Finalistas do Prémio Grande Otelo 2024 até ao dia 27 de agosto. As longas-metragens das categorias que concorrem ao Voto Popular serão exibidas gratuitamente em salas de cinema de 13 cidades nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Paraíba e Pernambuco.

A programação completa por salas está disponível no site da Academia.

Filmes em exibição

Ao todo, serão exibidos 16 filmes que concorrem ao prémio Grande Otelo de Melhor Filme do Júri Popular, nas três categorias que recebem votos do público: longas de ficção, longas de comédia e documentários.

“Mussum, o Filmis”, de Silvio Guindane; “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho; “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria; “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini; e “Pedágio”, de Carolina Markowicz, são as longas-metragens de ficção que integram a mostra.

Também serão exibidos os documentários “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho; “Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina”, de Ana Rieper; “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”, de Pedro Bronz; “Belchior – Apenas Um Coração Selvagem”, de Natália Dias e Camilo Cavalcanti; e “Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você”, de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay.

As produções finalistas de comédia completam a programação. Serão exibidos “Pérola”, de Murilo Benício; “Minha Irmã e Eu”, de Susana Garcia; “Desapega!”, de Hsu Chien; “Três Tigres Tristes”, de Gustavo Vinagre; “Os Farofeiros 2”, de Roberto Santucci; e “Saudosa Maloca”, de Pedro Serrano.

Prémio Grande Otelo

O Prémio Grande Otelo 2024 acontece no dia 28 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

A 23.ª edição da maior premiação do sector audiovisual nacional conta com a entrega de troféus aos vencedores de 30 categorias, além de uma homenagem ao Cinema Novo.

Votação

O Prémio Grande Otelo é organizado e votado pelos próprios profissionais do sector, uma forma da própria classe celebrar o seu trabalho e dar o devido reconhecimento ao talento dos seus profissionais. A premiação é anual e contribui para a elevação e promoção do cinema brasileiro junto à população e ao público do país, através do reconhecimento da qualidade técnica e artística dos seus filmes e da confraternização entre os profissionais da indústria.

O processo de definição dos vencedores do Prémio Grande Otelo é dividido em duas etapas: indicação e premiação. A partir de 2004, a votação passou a ser feita via internet, pelos sócios da Academia, que recebem uma senha eletrónica para votar pela internet. O sistema tem a auditoria da empresa PwC Brasil.

Skip to content