Nesta sexta-feira (09), o American Film Institute (AFI) anunciou os 10 melhores filmes do ano. Segundo o instituto, os homenageados se reunirão em um almoço privado, na sexta-feira, 13 de janeiro de 2023.
Na arte da imagem em movimento, tais filmes são considerados artisticamente os mais representativos de 2022. Em entrementes, este ano, através do Prémio Especial AFI, o instituto laureou um homenageado adicional. O Prémio Especial AFI é designado para trabalhos de excelência que não se enquadram nos critérios de elegibilidade da seleção tradicional.
Em 2022, o Especial AFI foi para “Os Banshees de Inisherin”, do sarcástico Martin McDonagh – recentemente, o longa ganhou três National Board of Review: Melhor Ator (Colin Farrell), Melhor Ator Secundário (Brendan Gleeson) e Melhor Argumento Original (Martin McDonagh), respectivamente.
Para quem está por fora, o AFI Awards é um prémio que celebra a natureza colaborativa das artes do cinema e da televisão. Por sua vez, é um dos poucos prémios estadunidenses que homenageia as equipes criativas como um todo, reconhecendo aqueles que estão na frente e atrás das câmeras.
Para o instituto, todas as obras homenageadas promovem a arte da imagem em movimento, inspiram o público e os artistas e aprimoram a rica herança cultural da forma de arte da América.
Conheça os 10 melhores filmes do ano:
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
A Mulher Rei