Anabela Moreira em "O Último Banho" de David Bonneville © NOS AUDIOVISUAIS

Anabela Moreira vence dois prémios internacionais

Last updated:

A actriz portuguesa Anabela Moreira foi galardoada com dois prémios pela sua prestação no filme “O Último Banho” (2020) do realizador David Bonneville, que assina o argumento em conjunto com Diego Rocha.

O filme conta a história de Josefina (Anabela Moreira), Josefina está prestes a fazer os votos perpétuos, mas tem de regressar à aldeia onde cresceu para o funeral de seu pai. Aí reencontra o sobrinho, abandonado pela mãe, e é compelida a adoptá-lo. O regresso à casa de família transporta-a para um passado sombrio e para uma realidade de solidão e intimidade. A adolescência do sobrinho e a profunda religiosidade, o perigo de pecado e a ameaça de regresso da irmã, são desafios que terá de enfrentar. Todas as relações humanas não deixam de ser ambíguas e o amor não é fácil de dominar.

“O Último Banho” de David Bonneville
© NOS AUDIOVISUAIS

Segundo o realizador, David Bonneville, “O Último Banho é um filme sobre descobertas pessoais e de como podemos encarar a nossa real individualidade apesar das obrigações a que nos impomos, das nossas crenças, ou das pressões da sociedade. Alguns dos papéis que desempenhamos ou nos fazem desempenhar poderão estar verdadeiramente equivocados. Em qualquer momento da vida, compreender e aceitar certas evidências conduz-nos a uma transformação libertadora”.

Pelo papel de Josefina em “O Último Banho” (2020), Anabela Moreira recebeu o prémio de Melhor Actriz nos Festivais Liverpool International Film Festival e no Trieste Festival del Cinema Ibero-Latino Americano. A 5.ª edição do Festival de Cinema de Liverpool decorreu entre 11 e 14 de Novembro; e a 36.ª edição do Festival italiano Trieste decorreu entre os dias 6 e 15 deste mês.

O filme já tinha recebido antes os prémios de Melhor Filme (David Bonneville) e de Melhor Actriz (Anabela Moreira) no FESTIVAL DE CINEMA LUSO-BRASILERO de SANTA MARIA da FEIRA; e a Honorary Distinction Award no CYPRUS FILM DAYS International Festival, ambos em 2021.

 

O “Último Banho” conta também com Martim Canavarro, Margarida Moreira, Ângelo Torres, José Manuel Mendes, Miguel Guilherme, Filomena Gigante, Rodrigo Santos, Afonso Santos, Nuno Fernandes e Maria Costa no elenco, e é uma produção C.R.I.M. / BOCALUPO FILMS.

 

Skip to content