O projecto Cinéfilos & Literatus, em colaboração com a Fundação Arte e Cultura e a associação KinoYetu, promoveu na última sexta-feira (29), às 18h00, uma sessão especial no auditório Wyza. O destaque foi para o filme “AvóDezanove e o Segredo do Soviético”, realizado por João Ribeiro e adaptado a partir do romance homónimo do escritor angolano Ondjaki.
O filme conta a história do tranquilo bairro de Luanda, Praia do Bispo, onde os moradores enfrentam a ameaça de desalojamento devido à construção de um mausoléu. As crianças elaboram um plano para destruir a obra, preservando assim suas casas. No entanto, durante o processo, um soviético encarregado da construção se apaixona pela avó de uma delas.
A exibição especial comemorou o primeiro aniversário do projeto, além de prestar homenagem ao realizador João Ribeiro pelo seu trabalho cinematográfico dedicado às adaptações de obras literárias em língua portuguesa para o cinema.
O evento também contou com uma mesa de discussão sobre “A Importância da Literatura Infantojuvenil em Língua Portuguesa”, com a participação dos professores Pedro Mayamona e Adilson de Jesus Gonçalves, além do coordenador da Biblioteca de Rua da Ilha de Luanda, Levi Bartolomeu. A moderação ficou a cargo de André Gomes, curador e coordenador do Cinéfilos & Literatus.
A colaboração entre a Cinéfilos & Literatus e a Fundação Arte e Cultura tem como objectivo promover a educação artística, destacando a literatura, o cinema e outras disciplinas artísticas. Comprometem-se, igualmente, a impulsionar o acesso à cultura e à educação de forma gratuita.
O projecto angolano Cinéfilos & Literatus é uma iniciativa artística, cultural e social que se dedica à exibição de filmes adaptados de obras literárias nacionais e internacionais, seguida por uma discussão sobre o filme e o livro.
Por sua vez, a Fundação Arte e Cultura, estabelecida em 25 de janeiro de 2006, é uma organização filantrópica que, além de promover e difundir a Arte e Cultura angolana, concentra-se na inclusão social e no empoderamento de crianças, adolescentes, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio das Artes.