As Escolhas de Sofia

Sete Vidas (2008) – Drama, Romance e Suspense

O altruísmo é uma forma de comportamento que se manifesta nas ações de um, ou mais, indivíduos para benefício de outros. A palavra foi cunhada em 1831 pelo filósofo francês Augusto Comte para caracterizar o conjunto das disposições que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros. Esse conceito opõe-se, portanto, ao egoísmo, que se refere às inclinações exclusivamente individuais. Contudo, alguns autores acreditam que o conceito de altruísmo é um mito, existindo sempre um benefício pessoal nas ações benevolentes a outros, como a procura por mérito, aprovação ou restituição. Deste modo, um ato pode ser considerado altruísta enquanto a sua intenção é fundamentalmente egoísta.

Will Smith que surpreendeu todos no desempenho do seu papel em “Em Busca da Felicidade” volta a encantar, neste filme, também realizado por Gabriele Muccino. O ator que ficou conhecido em filmes de ação e comédia como “Homens de Negro” ou “Eu, Robot” dá cartas nos dramas e neste “Sete Vidas” (“Seven Pounds”) utiliza o seu talento para dar vida a Ben Thomas.

Ben é um agente das finanças que esconde um segredo trágico e, no pico de uma severa depressão, se encontra numa jornada para mudar a vida de sete pessoas. Porquê sete? Terá de ver para descobrir. Grant Nieporte, o argumentista, opta por uma narrativa fragmentada, que nos transporta pela vida de um homem, movido por um enorme sentimento de culpa, que procura redenção e, pelo caminho, encontra o amor.

Ben tem na sua lista pessoas que apenas têm em comum o facto de necessitarem de ajuda, mas têm ainda de lhe provar serem dignas do seu apoio. Emily (Rosario Dawson) faz parte dessa lista, mas o que ele não esperava era apaixonar-se profundamente por ela. As barreiras entre eles vão caindo e aos poucos a história trágica do protagonista vai sendo revelada, passando do mistério ao romance, e do romance ao drama.

Este é um filme que vale sobretudo pela mensagem que transmite e pelo desvendar lento e não linear do enredo, é uma história emocionante, com a participação de brilhantes atores, a destacar Rosario Dawson no seu primeiro papel de relevo, e que ofusca a luz do conhecido protagonista, e ainda Woody Harrelson, que nunca passa despercebido.

"Sete Vidas" (2008) _1