Skip to content

“As Linhas de Wellington” estreia em Portugal a 4 de outubro

Captura de ecrã 2012 08 13 às 14.25.29 1 Captura de ecrã 2012 08 13 às 14.25.29 2

Captura de ecrã 2012 08 13 às 14.25.29 3

O épico português “As Linhas de Wellington”, sobre a terceira invasão francesa a Portugal, já tem estreia marcada para 4 de outubro, nas salas nacionais. O trio Raúl Ruiz, Paulo Branco e Carlos Saboga volta a juntar-se depois do sucesso mundial de “Mistérios de Lisboa” (2010).

 

banner horizontal 2025 4 4
Publicidade

Em 27 de Setembro de 1810, as tropas francesas comandadas pelo marechal Massena, são derrotadas na Serra do Buçaco pelo exército anglo-português do general Wellington. Apesar da vitória, portugueses e ingleses retiram-se a marchas forçadas diante do inimigo, numericamente superior, com o objectivo de o atrair a Torres Vedras, onde Wellington fez construir linhas fortificadas dificilmente transponíveis. Simultaneamente, o comando anglo-português organiza a evacuação de todo o território compreendido entre o campo de batalha e as linhas de Torres Vedras, numa gigantesca operação de terra queimada, que tolhe aos franceses toda a possibilidade de aprovisionamento local.

 

É este o pano de fundo das aventuras de uma plêiade de personagens de todas as condições sociais – soldados e civis; homens, mulheres e crianças; jovens e velhos -, arrancados à rotina quotidiana pela guerra e lançados por montes e vales, entre povoações em ruína, florestas calcinadas, culturas devastadas.

 

“As Linhas de Wellington” é um projecto que começou a ser dirigido pelo realizador chileno Raúl Ruiz, mas que após o seu infeliz falecimento, foi substituído pela viúva Valeria Sarmiento. A ela coube a responsabilidade de continuar o projecto deixado pelo marido, com a ajuda do produtor português, Paulo Branco. O filme conta com um orçamento de quatro milhões e meio de euros e com um elenco de luxo, quer nacional, quer internacional. Nuno Lopes, Soraia Chaves, Carloto Cotta, Albano Jerónimo, Afonso Pimentel, Gonçalo Waddington, Joana de Verona, John Malkovich, Marisa Paredes, Mathieu Amalric, Catherine Deneuve e Michel Piccoli, são alguns dos nomes de luxo que constam no elenco deste filme.

 

Este “Guerra e Paz” português, segundo Paulo Branco, tem já confirmada a sua presença em quatro festivais de cinema internacionais: foi confirmado como candidato ao Leão de Ouro da 69ª edição do Festival de Cinema de Veneza (de 29 de agosto a 8 de setembro); irá integrar uma das principais secções do festival canadiano, a secção Special Presentations, do Festival de Toronto (de 6 a 16 de Setembro); irá passar fora de competição na 60ª edição do Festival de San Sebastián (de 21 a 29 de setembro); irá ainda integrar a selecção oficial do Festival de Cinema de Nova Iorque (de 28 de setembro a 14 de outubro).

 

Este épico estreia em Portugal a 4 de outubro e em França a 21 de novembro, em mais de 30 cidades. “As Linhas de Wellington” é assim um dos filmes portugueses mais aguardados do ano, que promete seguir as pisadas do seu “irmão” mais novo, “Mistérios de Lisboa”.

 

As Linhas de Wellington poster 1 5

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *