Arranca hoje a 23.ª edição do Festival de Cinema Avanca, a decorrer até dia 28 de julho, com a a estreia mundial de “A Tua Vez”, o mais recente filme dos cineastas Cláudio Jordão e David Rebordão, no Auditório Paroquial de Avanca. “A forte presença do cinema português é mais uma vez uma marca deste festival que anualmente acontece na última semana de julho.”

Organizado pelo Cine Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, a 23.ª edição conta com 36 estreias mundiais e uma forte presença do cinema português, dos quais se destacam nomes como: José Miguel Moreira, com “Carnaval Sujo”; Bruno Mendes da Silva, com “Cadavre Exquise”; Tiago Afonso, com “Desvio”; João Neves, com “O Bar”; Rodrigo Areias, com “Hálito Azul”; Pedro Sena Nunes, com “Quatro Estações e Outono”; Luís Porto, com “Boca do Inferno”; Ana Margarida Almeida, com “Depois do Antes”; Hugo Pinto, com “Espelho Meu”; Pedro Santos, com “Solacium”.

Nomeados para o Prémio Longa Metragem, estão os filmes “Eternal Winter” de Attila Szász (Hungria), “Elvis Walks Home” de Fatmir Koci (Albânia) e “The Bra” deVeit Helmer (Alemanha), que serão exibidas nas noites de quinta e sexta-feira. E ainda as longas-metragens nacionais “Homenagem aos Combatentes do Ultramar”, de José Vieira, e “Voar da ponta dos dedos”, de Luís Margalhau.

Paralelamente, serão exibidas mostras panorâmicas do cinema de Itália e do cinema do Maranhão (Brasil). O Panorama do Cinema Português reúne uma seleção de 12 filmes exibidos recentemente.