A organização da 24.ª edição do Festival de Cinema Avanca revelou que, pela primeira vez, os filmes da competição do festival vão ser exibidos em sistema drive-in, em ecrã gigante ao ar livre, num espaço amplo do centro da freguesia e junto ao Centro de Artes que o Cineclube de Avanca ali se encontra a construir.

A 24.ª edição, que vai decorrer de 22 a 26 de julho, procurou responder ao contexto de pandemia e, com base nas orientações e recomendações da DGS e do Governo, o Festival de Avanca adaptou-se aos novos tempos ao possibilitar a ida de carro para assistir à exibição à noite das longas-metragens da Competição Internacional, bem como das curtas que a organização está a selecionar.

O drive-in não irá acontecer num único lugar, pelo que, antecedendo o festival, serão realizadas sessões em diversos espaços de Avanca e do concelho de Estarreja. Em junho e julho, os carros irão estar virados para o grande ecrã onde será projetado alguns dos melhores filmes recentemente produzidos em todo o mundo.
Durante o dia, não sendo possível projetar no formato drive-in, algumas das competições do festival deverão acontecer nas salas habituais, embora com uma forte redução da sua lotação. O Auditório Paroquial de Avanca verá os seus 1000 lugares sentados serem reduzidos para pouco mais de 200.