O filme “Tomorrow is a long time”, realizado pelo jovem singapurense Jow Zhi Wei, foi seleccionado para integrar a secção Generation, dedicada a obras contemporâneas que exploram a vida e o mundo juvenil, da 73.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que se realiza de 16 a 26 de fevereiro de 2023.
“Tomorrow is a long time”, filme coproduzido pela produtora Oublaum Filmes, fundada pelo realizador e produtor português Ico Costa, é um retrato pessoal da enorme dicotomia entre o progresso económico e pessoas que o mantêm, uma classe trabalhadora perdida no deserto da sobrevivência no mundo moderno.
“Desenvolvido no Jerusalém Sam Speigel International Film Lab e apresentado no Berlinale Talent Project Market, Talents Tokyo e Golden Horse Film Project Promotion, este filme parte da ideia, profundamente enraizada na família asiática, que existe uma ligação indelével, quase metafísica, entre pai e filho.”, lê-se no comunicado.
“Nas cidades de hoje, muitas vezes vemos surpreendentes imagens de belas luzes e arranha-céus, mas o que muitas vezes foi esquecido são as pessoas que trabalham para sustentar essas “imagens”. Chua e Meng, o pai e o filho do meu filme, existem num contexto social, onde o aglomerado de aço e cimento são sustentados por vidas frágeis.”, afirma o realizador Jow Zhi Wei.
A organização da Berlinale 2023 anunciou os primeiros 18 filmes confirmados para o programa Generation, que inclui filmes que abordam uma diversidade de temas como de linguagens cinematográficas.
“A Generation está entusiasmada com o cinema que coloca as perspectivas e as experiências pessoais dos jovens no seu centro e permite que o público jovem se veja e se imagine de novo. Uma experiência cinematográfica que espelha um mundo criado por outros – e que funciona como uma janela para um mundo que pode ser possível”, diz o chefe de seção Sebastian Markt sobre a primeira parte da seleção do programa.