Biografia de Mário Soares, “Soares é Fixe”, estreia em fevereiro nas salas de cinema portuguesas

"Soares é Fixe" (2024), de Sérgio Graciano "Soares é Fixe" (2024), de Sérgio Graciano
"Soares é Fixe" (2024), de Sérgio Graciano © Filipe Feio

No ano em que se comemora o centenário do nascimento de Mário Soares (1924-2017), surge a primeira obra cinematográfica de ficção sobre o ex presidente da República, “Soares é Fixe”, realizada por Sérgio Graciano, a estrear nas salas de cinema de Portugal a 22 de fevereiro.

Segundo a sinopse oficial, o filme decorre em 1986, 12 anos desde o 25 de abril. “A Esquerda está dividida e a Direita parece caminhar para uma vitória fácil, que lhe dará um Presidente e um Governo. O único capaz de impedir que esse projeto se conclua com sucesso é um homem que lutou, toda a sua vida adulta, contra o Estado Novo. Preso dezenas de vezes, deportado e exilado, foi um dos primeiros a chegar a Lisboa depois da Revolução dos Cravos. Esse homem é Mário Soares.”

“Soares é Fixe”, cujo trailer foi hoje divulgado, acompanha a noite eleitoral de 16 de fevereiro de 1986, ano em que Portugal se torna membro da CEE. O elenco conta com Tónan Quinto no papel de Mário Soares, ao lado de atores como Maria Cardeal (Maria Barroso), Tiago Fernandes (Freitas do Amaral), Miguel Mateus (João Soares) ou Tiago Correia (Marcelo Rebelo de Sousa), entre outros.

banner janeiro 2025 1 1
Publicidade

Com argumento de João Lacerda Matos (“Salgueiro Maia – O Implicado” – 2022), este é o primeiro filme de ficção sobre Mário Soares, “que revisita e retrata, com mestria, o drama histórico de um dos momentos mais importantes da sua vida política, naquela que foi também uma das mais intensas e mediáticas campanhas eleitorais em Portugal, caracterizada pelo icónico slogan que pretendia aproximar o candidato socialista do eleitorado mais jovem.”

Produzido pela Sky Dreams Entertainment, com distribuição pela NOS Audiovisuais, o filme estreia poucos meses antes do 50.º aniversário da Revolução dos Cravos, a 22 de fevereiro.

"Soares é Fixe" (2024), de Sérgio Graciano.

Skip to content