Entre os dias 16 e 26 de agosto, acontece em Campinas, interior do Estado de São Paulo, a 13ª edição da Mostra Curta Audiovisual Campinas. O evento será realizado no centro da cidade e está com inscrições abertas para todos os interessados em participar das atividades formativas.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 4 de agosto através do site oficial do evento. Algumas das atividades serão realizadas no Museu da Imagem e do Som (MIS). (Confira aqui a programação).
Com a proposta do “reexistir”, para este ano, a organização da Mostra selecionou atividades que passeiam pelos seguintes temas: produção de filmes de ficção e documentário, direção de fotografia, elaboração de roteiro, animação em stop motion, filmes em realidade virtual e projeção mapeada.

A Mostra Curta Audiovisual é um evento de caráter cultural que tem como objetivos promover um local de encontro entre os produtores de audiovisual da região de Campinas, incentivar a produção audiovisual local e divulgar o panorama nacional de produção em curta-metragem, desenvolvendo a importância dessa linguagem e formato, além de contribuir com o calendário cultural da cidade.
A Mostra Curta Audiovisual acontece desde 2006 em Campinas, promovendo uma programação gratuita com exibição de filmes regionais, nacionais e latinoamericanos; atividades formativas com profissionais especializados – masterclasses e oficinas práticas – e ações envolvendo outras linguagens artísticas.
Em doze edições realizadas, a Mostra se destaca como o principal evento dedicado ao curta metragem na região, exibindo cerca de 1,2 mil filmes em sua trajetória e responsável por reunir mais de 20 mil pessoas em suas atividades, incentivando a troca e o convívio entre realizadores do Brasil e o público da região de Campinas.
Empenhada na difusão da produção recente, em instrumentalizar o público para uma fruição crítica, a Mostra promove uma programação cultural que fomenta os encontros e as trocas de vivências entre diferentes formas de pensar o audiovisual.
A realização do evento cria um momento na agenda da cidade em que o audiovisual torna-se o destaque, em que vivencia-se algo intenso, com uma pluralidade de formas de produção existentes em todo o território nacional. Trata-se de uma seleção de filmes produzidos nos diferentes estados brasileiros, apresentando, assim diversas facetas do nosso povo.
A Mostra proporciona um ponto de articulação entre diversos segmentos do audiovisual, desde produtores de filmes, profissionais que compartilham seus conhecimentos nas atividades formativas, além de fornecedores de equipamentos, insumos e serviços da cidade de Campinas.
Em sua trajetória a Mostra vem acompanhando a evolução do audiovisual, seja ela tecnológica, de linguagem, no formato. E, em todos esses anos, construiu uma história de luta, conquistas, aprendizados, formação de público e fomento à produção audiovisual.