Brasil: Com estreia de filme de Silvio Tendler, FPA inicia ciclo de debates sobre os 60 anos do golpe no RJ

silviotendler1 scaled 1 silviotendler1 scaled 2
Foto: Antônio de Albuquerque/Núcleo de Memória da PUC-Rio

Para não esquecer e jamais permitir que se repita, a Fundação Perseu Abramo deu início a um ciclo de debates públicos sobre os 60 anos do golpe empresarial-militar de 1964.

Intitulado “Ditaduras na América Latina”, o primeiro encontro do ciclo foi realizado nesta quarta-feira, 27 de março, na sede do PT do Rio de Janeiro.

Com a presença de Francisco Teixeira e Maria Paula Araújo, professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadores do tema. A mesa foi mediada pelo historiador e professor da UFABC Valter Pomar, também diretor da Fundação Perseu Abramo.

O evento foi transmitido pela FPA ao vivo em seu canal no YouTube.

Estreia

Durante o encontro, foi exibido, em primeira mão, um documentário do lendário cineasta Silvio Tendler, “Memória e Exílio”.

Homenageado em dezembro do ano passado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, durante a 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, Tendler havia exibido na ocasião apenas um trecho do filme.

Uma das organizadoras do encontro no Rio, a diretora Elen Coutinho, diretora da FPA e responsável pelo Centro de História e Documentação Sérgio Buarque de Holanda, afirma que o ciclo de debates faz parte da resistência popular a todos os autoritarismos, velhos ou novos.

“O ciclo busca contribuir com as discussões sobre o golpe militar no Brasil e o cenário internacional naquele período, abordando os prejuízos políticos, econômicos e sociais causados pela ditadura, bem como a luta e conquista da democracia”, diz ela.

“Promover este espaço é importante para debatermos o golpe, o militarismo, os processos de transição e as fundamentais lutas políticas e populares contra o autoritarismo. Lembrar para não esquecer, para honrar a memória de todas e todos que lutaram pelo fim da ditadura, e para que nunca se repita em nosso país”, completa Elen.

O ciclo promovido pela FPA será composto por outros quatro debates, em diferentes regiões do país.


Fonte: Fundação Perseu Abramo

Skip to content