Brendan Fraser não vai aos Globos de Ouro

Brendan Fraser

Brendan Fraser confirmou que não irá à cerimónia dos Globos de Ouro, na sequência de ter acusado o antigo presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood – Hollywood Foreign Press Association (HFPA) de assédio.

Ator trazido agora novamente para o estrelato com “The Whale”, de Darren Aronofosky, Brendan Fraser esteve desaparecido de cena durante muito tempo e isso tem sobretudo a ver com o sucedido com Philip Berk, já que depois de ter sido apalpado e não ter mostrado reciprocidade, o ator acredita que foi colocado na lista negra de Hollywood.

Brendan Fraser em "The Whale"
Brendan Fraser em “The Whale”

Em entrevista à revista GQ, o ator confirmou que não irá estar presente na gala de 2023 mesmo que seja nomeado. Fraser relembra que a sua ação tem a ver com o facto de Berk o ter assediado em 2003 durante um almoço decorrido no Beverly Hills Hotel.

Quando em 2018, o ator revelou o episódio publicamente, a HFPA negou veementemente que este tipo de situações pudessem ocorrer e abriu uma investigação interna que revelou que apesar de Berk ter tocado Fraser, tal não teria passado de uma brincadeira.

Depois de o ator ter negado assinar uma declaração que considerou não ser um pedido de desculpas real, Philip Berk continuou a ser membro votante da HFPA, ficando impune pelos danos que o ator alega que Berk lhe tenha infligido. Fraser relembra que depois desse episódio, acabaria por entrar numa espiral de depressão, a que se associariam outros eventos menos positivos da sua vida, em que esteve enredado até muito recentemente.

Em 2021, contudo, a situação mudou de figura e depois de Berk ter criticado abertamente o movimento Black Lives Matter num email enviado a membros da HFPA, acabaria por finalmente ser expulso. Isto num momento em que um artigo do Los Angeles Times colocava a descoberto que a HFPA não tinha nenhum jornalista negro entre os seus 87 membros.

Philip Berk
Philip Berk

Na sequência desta polémica, a NBC acabaria por cortar laços com a organização e, em 2022, não emitiu a cerimónia dos Globos de Ouro, que regressa em 2023, tendo em conta o empenho da HFPA em mudar, segundo declarações da NBC.

Skip to content