“Cahiers du Cinéma”: Top 10 dos Melhores Filmes de 2023

"Trenque Lauquen" (2022), de Laura Citarella
"Trenque Lauquen" (2022), de Laura Citarella
Last updated:

O ano de 2023 está a chegar ao fim e as listas dos melhores filmes do ano começam a surgir em todo o mundo. Os críticos de cinema da conceituada revista francesa Cahiers du Cinéma revelaram a sua lista dos dez melhores filmes de 2023 e conta com filmes de Víctor Erice, Steven Spielberg, Aki Kaurismaki e Kelly Reichardt.

“Trenque Lauquen”, escrito e realizado pela argentina Laura Citarella, é o favorito do ano para os críticos da Cahiers. O filme, que mistura realismo mágico, thriller e romance, de quatro horas, dividido em duas partes (“Trenque Lauquen: Parte I” e “Trenque Lauquen: Parte II”), estreou na secção Orizzonti do Festival de Veneza e é a quarta longa-metragem de Laura Citarella, que assume também a personagem principal. O filme encontra-se disponível na plataforma de streaming Filmin Portugal.

“Fechar os Olhos”, o novo filme de Víctor Erice, – 3o anos depois de “O Sonho da Luz, o Sol do Marmeleiro” (1992) – ocupa o segundo lugar da lista (estreia a 7 de dezembro nas salas de cinema de Portugal), seguindo-se “Anatomy of a Fall”, de Justine Triet, “Os Fabelmans”, de Steven Spielberg, e “Fallen Leaves”, de Aki Kaurismaki.

  1. Trenque Lauquen, de Laura Citarella
  2. Close Your Eyes, de Victor Erice
  3. Anatomy of a Fall, de Justine Triet
  4. The Fabelmans, de Steven Spielberg
  5. Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki
  6. Désordres, de Cyril Schaublin
  7. Do Not Expect Too Much from the End of the World, de Radu Jude
  8. The Temple Woods Gang, de Rabah Ameur-Zaimeche
  9. Last Summer, de Catherine Breillat
  10. A Prince, de Pierre Creton / Showing Up, de Kelly Reichardt

Skip to content