O ano de 2023 está a chegar ao fim e as listas dos melhores filmes do ano começam a surgir em todo o mundo. Os críticos de cinema da conceituada revista francesa Cahiers du Cinéma revelaram a sua lista dos dez melhores filmes de 2023 e conta com filmes de Víctor Erice, Steven Spielberg, Aki Kaurismaki e Kelly Reichardt.
“Trenque Lauquen”, escrito e realizado pela argentina Laura Citarella, é o favorito do ano para os críticos da Cahiers. O filme, que mistura realismo mágico, thriller e romance, de quatro horas, dividido em duas partes (“Trenque Lauquen: Parte I” e “Trenque Lauquen: Parte II”), estreou na secção Orizzonti do Festival de Veneza e é a quarta longa-metragem de Laura Citarella, que assume também a personagem principal. O filme encontra-se disponível na plataforma de streaming Filmin Portugal.
“Fechar os Olhos”, o novo filme de Víctor Erice, – 3o anos depois de “O Sonho da Luz, o Sol do Marmeleiro” (1992) – ocupa o segundo lugar da lista (estreia a 7 de dezembro nas salas de cinema de Portugal), seguindo-se “Anatomy of a Fall”, de Justine Triet, “Os Fabelmans”, de Steven Spielberg, e “Fallen Leaves”, de Aki Kaurismaki.
- Trenque Lauquen, de Laura Citarella
- Close Your Eyes, de Victor Erice
- Anatomy of a Fall, de Justine Triet
- The Fabelmans, de Steven Spielberg
- Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki
- Désordres, de Cyril Schaublin
- Do Not Expect Too Much from the End of the World, de Radu Jude
- The Temple Woods Gang, de Rabah Ameur-Zaimeche
- Last Summer, de Catherine Breillat
- A Prince, de Pierre Creton / Showing Up, de Kelly Reichardt