A organização do Festival Caminhos do Cinema Português, o único festival dedicado ao cinema exclusivamente português, já anunciou a composição do júri do festival, que este ano realiza a sua XXII edição entre os dias 19 e 26 de novembro em Coimbra e Leiria.

A equipa do júri oficial é composta por caras bem conhecidas do grande público, e abrangem áreas como a música, a literatura e claro está, o cinema. Assim, a edição deste ano conta com o maestro António Vitorino de Almeida, o escritor João Tordo, o crítico/blogger Paulo Peralta, a atriz Teresa Tavares, o ator Luís Gaspar, a atriz Rita Salema e a realizadora Margarida Leitão, para avaliar a principal secção competitiva do festival, a Selecção Caminhos, onde concorrem as principais obras produzidas em Portugal e responsável por atribuir o Grande Prémio do Festival, Melhor Longa e Curta-Metragem, Melhor Animação, Melhor Documentário e Prémio Revelação.

A Selecção Caminhos é ainda avaliada por mais três painéis de Júris nomeadamente o Júri de Imprensa, da Federação internacional de Cineclubes e o Público.

O Júri de Imprensa é constituído por: Daniel Catalão (RTP), Mário Martins (Independente) e Joana Emídio Marques (Observador). O Júri internacional da Federação Internacional de Cineclubes (IFFS) é constituído por: Katherine Sellar (Escócia), Sebastiano Caroni (Suiça) e Ricardo Boléo (Portugal).

Paralelamente à Selecção Caminhos, o Festival apresenta a secção competitiva Selecção Ensaios onde o cinema produzido no contexto académico e de formação nos permitirá desvendar o futuro do cinema nacional, bem como ter uma visão comparada entre as academias nacionais e internacionais. O Júri da Selecção Ensaios é constituídos por: Francisco Moura Relvas, Tomás Gamboa, Lidia Munõz, Cleia Almeida e Jorge António.

A 22ª edição do Caminhos do Cinema Português realiza-se no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra e pela primeira vez apresenta-se por novos caminhos, e leva o melhor cinema português à cidade de Leiria. A programação definitiva do festival deverá ser conhecida em breve.