“Sempre”, o documentário que revisita as imagens da Revolução dos Cravos em Portugal, da cineasta e artista visual italiana Luciana Fina, arrecadou o Grande Prémio Cidade de Coimbra da 30.ª do Festival Caminhos do Cinema Português, que terminou no passado domingo, 24 de novembro, em Coimbra.
O filme de montagem de Luciana Fina é construído a partir dos arquivos cinematográficos da Cinemateca Portuguesa que convidou a cineasta para conceber uma instalação por ocasião da celebração dos 50 anos do 25 de Abril. O filme teve estreia mundial no Festival de Veneza e abriu a 22.ª edição do Doclisboa.
“Estamos no Ar”, a primeira longa-metragem de Diogo Costa Amarante recebeu os Prémios de Melhor Ficção, de Melhor Interpretação Principal (Sandra Faleiro) e de Melhor Interpretação Secundária (Valerie Bardell).
A curta-metragem “Percebes”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves foi distinguido com o galardão de Melhor Animação e o Prémio de Melhor Documentário foi para a produção da Midas Filmes, “À Mesa da Unidade Popular”, de Isabel Noronha e Camilo de Sousa. O Prémio Revelação destacou a realização de Alexander David, em “À Tona D’Água”.
Nos Prémios Técnico-Artísticos, a realizadora Marta Mateus recebeu o Prémio de Melhor Realização por “Fogo do Vento”. Na área da fotografia, Rui Poças, Sayombhu Mukdeeprom e Gui Liang levaram para casa o Prémio de Melhor Fotografia por “Grand Tour”, de Miguel Gomes. O prémio de Melhor Montagem foi entregue a Lucas Moesch e Daniel Soares por “Bad for a Moment”, de Daniel Soares.
Seleção Caminhos
Prémios Oficiais
Grande Prémio Cidade de Coimbra
Sempre, de Luciana Fina
Prémio AXN Movies para Melhor Ficção
Estamos no Ar, de Diogo Costa Amarante
Prémio União de Freguesias de Coimbra para Melhor Animação
Percebes, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves
Prémio Turismo do Centro para Melhor Documentário
À Mesa da Unidade Popular, de Isabel Noronha e Camilo de Sousa
Prémio Fernando Santos Sucessores — Revelação
À Tona D’Água, de Alexander David
Prémios Técnico-Artísticos
Melhor Realização
Marta Mateus, por Fogo do Vento
Melhor Fotografia
Rui Poças AIP ABC, Sayombhu Mukdeeprom e Gui Liang, por Grand Tour, de Miguel Gomes
Melhor Montagem
Lucas Moesch e Daniel Soares, por Bad for a Moment, de Daniel Soares
Melhor Som
Nicolas Snyder e Vivian Williams, por Iris, de João Monteiro
Melhor Direção Artística
Ilda Patpro Krahô e Angeles García Frinchaboy, por A Flor de Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora
Melhor Figurino
Tânia Franco, por Ubu, de Paulo Abreu
Melhor Caracterização
Nuno Esteves “Blue”, por Mãos no Fogo, de Margarida Gil
Melhor Argumento
Margarida Cardoso, por Banzo, de Margarida Cardoso
Melhor Banda Sonora Original
Eliana Rosa, Henrique Silva e Luís Firmino, por Manga d’ Terra, de Basil da Cunha
Melhor Cartaz
José Mendes, por Por Ti, Portugal, Eu Juro!, de Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso
Melhor Interpretação Principal
Sandra Faleiro, por Estamos no Ar, de Diogo Costa Amarante
Melhor Interpretação Secundária
Valerie Bardell, por Estamos no Ar, Diogo Costa Amarante
Prémio FIPRESCI
Melhor Longa-Metragem da Seleção Caminhos
Pedágio, de Carolina Markowicz
Seleção Ensaios
Prémio União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades para Melhor Ensaio Nacional
Uma Mãe Vai à Praia, de Pedro Hasrouny
Melhor Ensaio Nacional de Animação
Cherry, Passion Fruit, de Renato José Duque
Prémio Universidade de Coimbra para Melhor Filme da Seleção Ensaios
Nothing But Shadows, de Kathy Mitrani
Menção Honrosa do Júri Universitário
Die Letzte Wette, de Meike Wüstenberg
Outros Olhares
Prémio Cision para Melhor Filme
Enxofre, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes
Menção Honrosa do Júri Outros Olhares
Carla Chambel, por O Céu em Queda, de Carlos Ruiz Carmona
Prémios Especiais
Prémio Ethos
Luís Miguel Cintra
Prémio do Público – Filmin
Play it again, Yuki, de João Ganho