Cannes 2015_1

A organização do festival revelou ontem o cartaz oficial da a 68ª edição do Festival de Cannes, que irá decorrer de 13 a 24 de maio de 2015. A atriz sueca, Ingrid Bergman, é o rosto da 68º Festival de Cannes, no ano em que se celebra o centenário do seu nascimento. A organização descreve-a como “ícone moderno, mulher livre, atriz audaciosa”.

A estrela de Hollywood Ingrid Bergman foi um ícone moderno, uma mulher emancipada e figura fulcral para o novo realismo. O cartaz deste ano homenageia a atriz, que trabalhou com Alfred Hitchcock, Roberto Rossellini e Ingmar Bergman, e contracenou ao lado de atores como Cary Grant, Humphrey Bogart e Gregory Peck. Durante sua carreira, Ingrid venceu três Óscares e participou em quase cinquenta filmes. Da sua filmografia, “Casablanca” (1942), “A Casa Encantada” (1945), “Difamação” (1946), “Stromboli” (1950) e “Sonata de Outono” (1978) são alguns dos seus trabalhos mais relevantes.

Liberdade, audácia, modernidade – valores também partilhada pelo Festival, ano após ano, através dos artistas e filmes que mostra. Ingrid Bergman, que foi Presidente do Júri em 1973, incentivou esta jornada.

“A minha família e eu mesma estamos muito sensibilizados por o Festival de Cannes ter escolhido a nossa maravilhosa mãe para figurar no cartaz oficial, no ano do centenário da sua nascença (…) O seu excepcional percurso passou por vários países, das pequenas produções artesanais europeias às grandes máquinas hollywoodescas. A mamã adorava o seu trabalho de actriz: para ela, representar não era uma profissão, mas uma vocação”, comentou a atriz italiana Isabella Rossellini.

O cartaz foi criado a partir de uma fotografia de David Seymour, um dos co-fundadores da agência Magnum. Em 2014 o homenageado no cartaz do Festival de Cannes foi Marcelo Mastroianni enquanto protagonista do “8 e ½” de Federico Fellini.

A 68ª edição do Festival de Cannes terá mais uma vez o ator francês Lambert Wilson como mestre de cerimónias do certame, e terá pela primeira vez na sua história dois presidentes do Júri, os irmãos Coen. A selecção oficial do certame será revelada a 16 de abril.

Cannes 2015_poster