Cannes 2015: Irmãos Coen vão presidir o Júri do 68º Festival de Cannes

Cannes 2015_1

A organização do Festival de Cannes anunciou hoje que pela primeira vez na história do Festival de Cannes, não é uma mas sim duas personalidades que presidirão o Júri. Serão os cineastas americanos Joel Coen e Ethan Coen os Presidentes da 68ª edição do Festival.

“É com muito prazer que voltamos a Cannes” declararam Joel e Ethan Coen, despois da rodagem de “Hail Caesar!”, com George Clooney, Christophe Lambert, Scarlett Johansson, Tilda Swinton, Josh Brolin e Channing Tatum. “Estamos sobretudo muito felizes com a oportunidade que nos é dada de ver filmes provenientes do mundo inteiro. Cannes é um festival que, desde o início da nossa carreira, sempre teve um papel importante para nós. E ser Presidentes do Júri, este ano em Cannes, é tanto mais uma grande honra que nunca fomos Presidentes de nada até hoje. Aliás, como tal, iremos expressar-nos no momento oportuno!”.

Neste ano de 2015, que é o ano da celebração dos 120 anos da invenção do Cinematógrafo Lumière, o Festival de Cannes terá o prazer de saudar, através dos Coen, a obra de todos os “irmãos do cinema” que desde Louis e Auguste Lumière enriqueceram a sua história. O Festival de Cannes também teve a oportunidade de receber “irmãos”, e de forma impressionante, visto que, para além de Joel e Ethan Coen que ganharam a Palme de Ouro em 1991, Paolo e Vittorio Taviani (em 1976) e Jean-Pierre e Luc Dardenne (em 1998 e em 2005) também receberam a recompensa suprema.

Palmes d’or em 1991, os irmãos Coen fazem parte da história do Festival. Desde o segundo filme dos irmãos, “Arizona Junior”(1987), eles são convidados na Seleção oficial e apresentarão nove dos seus filmes, frequentemente recompensados pelos prémios mais prestigiosos: em 1991, “Barton Fink” recebe a Palme d’or, “Fargo” é recompensado em 1996 com o Prémio de Realização, como “O Barbeiro” (The Man Who Wasn’t There) será em 2001. E em 2013, “A Propósito de Llewyn Davis” (Inside Llewyn Davis), recebe o Grand Prix das mãos de Steven Spielberg.

O Festival de Cannes realizar-se-á de 13 a 24 de maio de 2015. A composição da Seleção oficial e o conjunto dos membros do Júri serão anunciados em meados de abril.

Fonte: Festival de Cannes