"La Tête Haute" (2015)_1

A organização do Festival de Cannes informou que o filme “La Tête Haute”, de Emmanuelle Bercot, irá abrir o certame da 68ª edição do Festival de Cannes, que irá decorrer de 13 a 24 de maio de 2015. É a primeira vez desde 1987 que esta honra pertence a um filme realizado por uma mulher.

“La Tête haute” conta o percurso educativo de Malony, dos seis aos dezoito anos, que uma juíza de menores e um educador tentam incansavelmente salvar. Filmado em Nord-Pas de Calais, Rhône-Alpes e Ile de France, conta na interpretação com Catherine Deneuve, Benoît Magimel, Sara Forestier e Rod Paradot, que interpreta a personagem principal.

A escolha deste filme poderá parecer surpreendente no que respeita aos códigos geralmente aplicados na Abertura do Festival de Cannes” –  declara Thierry Frémaux, Delegado-geral da manifestação. É evidentemente reflexo da nossa vontade de ver o Festival começar com uma obra diferente, forte e emocionante. O filme de Emmanuelle Bercot diz coisas importantes sobre a sociedade actual, na tradição de um cinema moderno, plenamente envolvido nas questões sociais e cujo carácter universal faz dele uma obra ideal para o público mundial que virá a Cannes”.

O filme será projectado em antestreia mundial no Grand Théâtre Lumière do Palais des Festivals e sairá nas salas francesas no mesmo dia, na próxima quarta-feira, dia 13 de maio. O filme já foi vendido em vários países.

A abertura do festival será então feita por uma realizadora francesa, Emmanuelle Bercot, também argumentista e atriz, de onde se destacam trabalhos como “Clément” (2001), “Polissia” (2011) e “Ela Está de Partida” (2013).

A cerimónia de abertura do Festival de Cannes está marcada para o dia 13 de maio, tendo Lambert Wilson como mestre de cerimónias. O Júri das longas-metragens será presidido pelos realizadores americanos Joel e Ethan Coen, o do Certain Regard pela actriz e realizadora italo-americana Isabella Rossellini e o da Cinéfondation e das curtas-metragens pelo realizador mauritano Abderrahmane Sissako. A Selecção Oficial será anunciada na quinta-feira, dia 16 de abril.