Cannes-2020-Especial

Cannes 2020: Festival realiza edição especial em outubro

A 73.ª edição do Festival de Cannes foi cancelada devido à pandemia da COVID-19, originalmente prevista realizar-se de 12 a 23 de maio e depois adiada para o final de junho e novamente cancelada. No entanto, a direcção do festival anunciou este segunda-feira que terá uma versão especial de Cannes, numa edição de três dias, de 27 a 29 de outubro.

Em comunicado, a direcção do festival anunciou a exibição, no auditório Louis Lumière do Palais des Festivals et des Congrès, de quatro longas-metragens da Selecção Oficial de Cannes 2020, das curtas-metragens selecionadas em Competição e ainda dos filmes do programa Cinéfondation.

A sessão de abertura desta edição condensada acontece com a estreia de “Un triomphe”, de Emmanuel Courcol, protagonizado por Kad Merad, que contará com a presença da equipa. As outras três longas-metragens a serem apresentadas são: “True Mothers”, de Naomi Kawase, “Beginning”, de Dea Kulumbegashvili, e “Les Deux Alfred”, de Bruno Kiberlain.

A seleção competitiva de curtas-metragens é composta por 11 filmes, dos quais um é do realizador português David Pinheiro Vicente, “O Cordeiro de Deus”. No programa da Cinéfondation, que integra 17 filmes, há também outro filme português em competição, “Corte”, dos realizadores Afonso Rapazote e Bernardo Rapazote.

“Estamos muito contentes por ver o Festival realizado na Câmara Municipal de Cannes em outubro, assim como estávamos tristes por não ter realizado o evento em maio. Graças a esta colaboração, os filmes da Seleção Oficial voltarão a ser exibidos na Croisette. Esta é a nossa forma de estar em Cannes, ao lado da sua população e de todos os profissionais com quem trabalhamos todos os anos.”, disse Pierre Lescure, Presidente do Festival de Cannes.

Thierry Frémaux, Delegado Geral do Festival de Cannes acrescentou: “A coleção de quatro filmes da Seleção Oficial, a competição de curtas, a competição da escola de cinema e os jantares e encontros são o exemplo da felicidade que todos sentiremos por estarmos juntos em Cannes em outubro! Os filmes da Seleção Oficial estão em exibição para os cineastas de França, da Europa e de todo o mundo. É um grande sinal vê-los a fazer escala em Cannes, antes de voltarmos as nossas atenções para a temporada de 2021.”

A 74.ª edição de Cannes está irá decorrer de 11 a 22 de maio de 2021.