Terminou na passada quinta-feira, 29 de outubro, a edição especial da 73.ª edição do Festival de Cannes com a entrega da Palma de Ouro da Curta Metragem ao filme “I’m Afraid to Forget Your Face”, do realizador egípcio Sameh Alaa.
Cannes realizou uma edição especial de três dias com a exibição de três longas-metragens e da seleção competitiva de curtas-metragens composta por 11 filmes. Foi a primeira vez que um filme egípcio venceu a Palma de Ouro de Curtas-Metragens no Festival de Cannes.
O júri de Curtas Metragens formado por Damien Bonnard, Rachid Bouchareb, Claire Burger, Charles Gillibert, Dea Kulumbegashvili e Céline Sallette atribuiu o prémio ao filme que conta a história de Adam que após uma separação de 82 dias, percorre uma estrada difícil para se reunir com a pessoa que ama, custe o que custar.
O mesmo júri atribuiu ainda quatro prémios na competição Cinéfondation de Cannes a quatro curtas-metragens de escolas de cinema realizadas por quatro mulheres.
O Festival de Cannes foi o primeiro grande festival de cinema a ser cancelado devido à pandemia da COVID-19, que estava previsto para realizar-se de 12 a 23 de maio.
Vencedores
Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem
I’m Afraid to Forget Your Face, de Sameh Alaa
Cinéfondation
Primeiro Prémio
Catdog, de Ashmita Guha Neogi (India)
Segundo Prémio
Ja i moja gruba dupa, de Yelyzaveta Pysmak (Polónia)
Terceiro Prémio
Contraindicatii, de Lucia Chicos (Roménia)
Quarto Prémio
I Want to Return Return Return, de Elsa Rosengren (Alemanha)