Cannes 2023: Michael Douglas é agraciado com a Palma de Ouro Honorária

michael douglas recebe a palma de ouro honoraria em cannes 2023 1 michael douglas recebe a palma de ouro honoraria em cannes 2023 2

A 76ª edição do prestigioso Festival de Cinema de Cannes está em pleno curso na Croisette, reunindo grandes personalidades da Sétima Arte para o evento que se estende até 16 de maio.

Em meio ao ambiente glamoroso de Cannes, o renomado ator Michael Douglas foi homenageado com a prestigiosa Palma de Ouro Honorária, diante dos olhos atentos das mulheres que marcam sua vida: sua filha Carys e sua esposa Catherine Zeta-Jones, com quem compartilha uma união há mais de duas décadas.

carys michael catherine lc 230516 7ad9f3 3
Reprodução: Today

Aos 78 anos, Michael Douglas, laureado com dois prêmios Óscar e dois Globos de Ouro, acrescenta mais uma distinção notável à sua ilustre carreira: a Palma de Ouro Honorária, que reconhece sua longa e prestigiosa trajetória no cinema.

Emocionado com seu retorno a Cannes e grato pela homenagem recebida, Michael Douglas afirmou:

 

“É sempre um sopro de ar fresco vir a Cannes, que há muito tempo tem sido um lugar maravilhoso para receber criadores, ousadia artística e histórias envolventes. O Festival sempre me lembrou que a magia do cinema não se limita à tela, mas também reside em sua capacidade de emocionar pessoas ao redor do mundo. Após mais de 50 anos de carreira, é uma honra voltar à Croisette para inaugurar o Festival e comunicar nossa linguagem comum, a linguagem do cinema”.

 

Em um comunicado, o festival enfatiza que o ator não apenas contribui significativamente para o cinema, mas também se destaca como um fervoroso defensor de causas sociais.

 

“Ele está comprometido com o desarmamento nuclear em todo o mundo desde 1998 e também é um defensor de longos dados do controle de armas nos Estados Unidos”, diz o comunicado.

 

Ao longo dos anos, o norte-americano teve a oportunidade de apresentar quatro filmes em competição no Festival de Cinema de Cannes, na Riviera Francesa. Entre as obras destacam-se “O síndroma da China”, realizado por James Bridges, em 1979; “Instinto Fatal”, realizado por Paul Verhoeven, em 1992; “Um Dia de Raiva”, realizado por Joel Schumacher, em 1993; e “Minha Vida com Liberace”, realizado por Steven Soderbergh, em 2013. Vale ressaltar que seu pai, Kirk Douglas, teve a honra de presidir o júri do festival em 1980.

Douglas recebeu o Óscar de Melhor Ator em 1988 por sua interpretação como o corretor de Wall Street, Gordon Gekko, no filme “Wall Street”, realizado por Oliver Stone.

 

Além disso, ele foi premiado como produtor ao lado de Saul Zaentz por “Voando sobre um Ninho de Cucos”, realizado por Milos Forman, que recebeu o Óscar de Melhor Filme em 1976.

 

Recentemente, o veterano ganhou o público jovem com os filmes da Marvel.

 

 

 

Skip to content