25 de Abril

Cannes 2024: Filme de Judith Godrèche sobre vítimas de violência sexual estreia na secção Un Certain Regard

A atriz e realizadora francesa Judith Godrèche vai apresentar o seu filme “Moi aussi” sobre a violência sexual e sexista no Festival de Cannes, que decorre de 14 a 25 de maio.
"Moi aussi", de Judith Godrèche "Moi aussi", de Judith Godrèche
"Moi aussi", de Judith Godrèche

A atriz, argumentista e realizadora francesa Judith Godrèche reuniu vários testemunhos de mulheres vítimas de violência sexista e sexual em “Moi aussi” (“Eu também”, em tradução literal para português), curta-metragem que será apresentada na secção Un Certain Regard da 77.ª edição do Festival de Cannes, a decorrer entre 14 e 25 de maio.

“Moi aussi” é descrito pelo festival como “uma obra coral”, que reúne milhares de testemunhos de vítimas recolhidos pela realizadora Judith Godrèche, que se tornou um dos rostos franceses desta luta, o movimento #MeToo. O filme, a que o Festival pretende “dar eco a estes relatos pessoais”, retrata “este caminho amargo mas salvador, da dor sem palavras ao início da libertação pela palavra”.

O projeto nasceu da constatação e da interrogação de Judith Godrèche: “De repente, diante de mim estava uma multidão de vítimas, uma realidade que também representava a França, tantas histórias de todos os meios sociais e de todas as gerações”, conta Judith Godrèche. “Depois, a questão era: o que é que eu ia fazer com elas? O que é que se faz quando se fica impressionado com o que se ouve, com o volume de testemunhos?”

“Através de gestos ou silêncios, palavras ou olhares. Há três meses, o apelo retumbante à ação e à responsabilidade colectiva na luta contra os abusos sexuais persistentes no cinema francês foi impressionante pela sua força e coragem, pela sua clareza e segurança. E ultrapassou largamente os limites da Sétima Arte para interpelar toda a sociedade, que se esforça por abrir os olhos. Exatamente um mês após este discurso salutar, a 23 de março de 2024, Judith Godrèche retomou os dois meios de expressão que melhor conhece – a escrita e o cinema – e reuniu mulheres e homens que partilharam com ela nas suas experiências traumáticas.“, lê-se no comunicado do festival.

Integrado na secção Un Certain Regard, “Moi aussi” será exibido no dia 15 de maio, durante a cerimónia de abertura da sessão Certain Regard, juntamente com a longa-metragem “When the Light Breaks”, do islandês Rúnar Rúnarsson.

Skip to content