Cannes 2024: Filmes de Miguel Gomes, Francis Ford Coppola, Karim Ainouz, Paolo Sorrentino e Yórgos Lánthimos em competição

Greta Gerwig, a realizadora de “Barbie”, será a presidenta do júri da secção competitiva que inclui 19 filmes, dos quais apenas quatro são realizados por mulheres.
Conferência de imprensa da selecção oficial da 77.ª edição do Festival de Cannes. Conferência de imprensa da selecção oficial da 77.ª edição do Festival de Cannes.
Conferência de imprensa da selecção oficial da 77.ª edição do Festival de Cannes. Foto Facebook do Festival de Cannes.

Thierry Frémaux, delegado-geral do Festival de Cannes, revelou esta manhã em conferência de imprensa a selecção oficial da 77.ª edição do Festival de Cannes, que irá acontecer de 14 a 25 de maio de 2024. A seleção oficial desta edição trás de volta conceituados cineastas como Karim Ainouz, Jacques Audiard, Francis Ford Coppola, Sean Baker, David Cronenberg, Miguel Gomes, Paolo Sorrentino, Paul Schrader, Yórgos Lánthimos, Christophe Honoré e Jia Zhang-Ke.

Dos 19 filmes em competição, apenas quatro são realizados por mulheres, “Bird”, da francesa Andrea Arnold, “The Substance”, da francesa Coralie Fargeat, “All We Imagine As Light”, da indiana Payal Kapadia, e “Wild Diamond”, da francesa Agathe Riedinger. A seleção competitiva deste ano tem assim menos dois filmes de mulheres cineastas, do que na 76.ª edição, em 2023, que foi a edição com maior representatividade, com seis de mulheres.

Regressam ao festival alguns dos mais icónicos realizadores, como Francis Ford Coppola com “Megalopolis”, protagonizado por Adam Driver, que compete pela Palma de Ouro pela terceira vez, ou o italiano Paolo Sorrentino, que regressa ao festival com “Parthenope”, protagonizado por Gary Oldman e Celeste Dalla Porta, para competir pelo prémio máximo pela quarta vez. Nenhum dos realizadores em competição este ano venceu alguma vez a Palma de Ouro de Cannes.

Destacam-se ainda os filmes: o thriller erótico “Motel Destino”, do brasileiro Karim Ainouz, que marca a sua sexta presença no festival; “Kinds of Kindness”, de Yorgos Lanthimos, uma história estilizada em três partes ambientada nos EUA, protagonizado por Emma Stone, Jesse Plemons e Willem Dafoe; “Oh Canada”, de Paul Schrader, com Richard Gere; o melodrama musical “Emilia Perez”, de Jacques Audiard, protagonizado por Zoe Saldana e Selena Gomez; “Parténope”, de Paolo Sorrentino, com Gary Oldman; “The Shrouds”, de David Cronenberg, com Vincent Cassel e Diane Kruger.

Competem 15 filmes na secção Un Certain Regard, que inclui filmes como: “Black Dog”, de Guan Hu, “September Says”, de Ariane Labed, “L’histoire De Souleymane”, de Boris Lojkine, ou “On Becoming A Guinea Fowl”, da cineasta zambiana Rungano Nyoni.

"Grand Tour" (2024), de Miguel Gomes
“Grand Tour” (2024), de Miguel Gomes

Cinema português em competição

Há ainda um filme português em competição, “Grand Tour”, realizado por Miguel Gomes e produzido pela Uma Pedra no Sapato. “É a primeira selecção do Miguel Gomes para a competição oficial. Vimos este filme no final de Novembro e estamos felizes por recebê-lo. Ele é um virtuoso, uma voz muito singular do cinema de autor”, referiu Frémaux.

Escrito por Miguel Gomes, Mariana Ricardo, Telmo Churro e Maureen Fazendeiro, o filme conta no elenco com Gonçalo Waddington e Crista Alfaiate nos principais papéis, num elenco composto ainda por Cláudio da Silva, Lang Khê Tran, Jorge Andrade, João Pedro Vaz, João Pedro Bénard, Teresa Madruga, Joana Bárcia, Diogo Dória, Jani Zhao, Manuela Couto e Américo Silva, entre outros.

Portugal não tinha um filme em competição desde 2006, com “Juventude em Marcha”, de Pedro Costa. “Grand Tour” é a primeira obra portuguesa a concorrer à Palma de Ouro em 18 anos. A produtora Filipa Reis considera que este feito “representa um triunfo do cinema independente e de uma forma de trabalhar que defende a proximidade entre a produção e a realização, dando ao realizador a maior liberdade possível para criar”. 

Na secção fora de competição encontram-se cinco filmes: o filme de abertura do festival, “The Second Act” de Quentin Dupieux; “Furiosa: A Mad Max Saga”, de George Miller; “Horizon, An American Saga”, o western épico de Kevin Costner; “She’s Got No Name” de Peter Chan; e “Rumours”, de Evan Johnson, Galen Johnson e Guy Maddin.

“Esta seleção não foi particularmente fácil de fazer”, disse Thierry Fremaux. “Como Iris acabou de dizer, a edição do ano passado foi um grande sucesso, mas não sabíamos o que seria no ano passado quando estávamos aqui sentados.”

O primeiro título anunciado por Fremaux foi “A Beleza de Gaza”, documentário de Yolande Zauberman que será exibido em Sessões Especiais, um filme sobre palestinianos transexuais de Gaza que emigram para Tel Aviv. “Não há necessidade de dizer que este filme foi escrito e filmado antes da guerra e hoje tem uma ressonância particular e continua a explorar este território doloroso no nosso planeta”, disse Fremaux.

Greta Gerwig, a realizadora do maior sucesso de bilheteira de 2023, “Barbie”, será a Presidenta do Júri da secção competitiva da 77.ª edição do Festival de Cannes, que irá realizar-se de 14 a 25 de maio de 2024.

Cannes 2024: Seleção Oficial

Competição
The Apprentice, Ali Abbasi
Motel Destino, Karim Ainouz
Bird, Andrea Arnold
Emilia Perez, Jacques Audiard
Anora, Sean Baker
Megalopolis, Francis Ford Coppola
The Shrouds, David Cronenberg
The Substance, Coralie Fargeat
Grand Tour, Miguel Gomes
Marcello Mio, Christophe Honoré
Caught By The Tides, Jia Zhang-Ke
All We Imagine As Light, Payal Kapadia
Kinds Of Kindness, Yórgos Lánthimos
L’amour Ouf, Gilles Lellouche
Wild Diamond, Agathe Riedinger
Oh Canada, Paul Schrader
Limonov – The Ballad, Kirill Serebrennikov
Parthenope, Paolo Sorrentino
The Girl With The Needle, Magnus Von Horn

Fora de Competição
The Second Act, Quentin Dupieux (opening film)
Furiosa: A Mad Max Saga, George Miller
Horizon, An American Saga, Kevin Costner
She’s Got No Name, Peter Chan
Rumours, Evan Johnson, Galen Johnson, Guy Maddin

Sessões da Meia-Noite
Twilight Of The Warrior Walled In, Soi Cheang
I, The Executioner, Seung Wan Ryoo
The Surfer, Lorcan Finnegan
The Balconettes, Noémie Merlant

Cannes Premiere
Miséricorde, Alain Guiraudie
C’est Pas Moi, Leos Carax
Everybody Loves Touda, Nabil Ayouch
The Matching Bang, Emmanuel Courcol
Rendez-Vous Avec Pol Pot, Rithy Panh
Le Roman de Jim, Arnaud Larrieu, Jean-Marie Larrieu

Sessões Especiais
Le Belle De Gaza, Yolande Zauberman
Apprendre, Claire Simon
The Invasion, Sergei Loznitsa
Ernest Cole, Lost And Found, Raoul Peck
Le Fil, Daniel Auteuil

Un Certain Regard
Norah, Tawfik Alzaidi
The Shameless, Konstantin Bojanov
Le Royaume, Julien Colonna
Vingt Dieux!, Louise Courvoisier
Who Let The Dog Bite?, Lætitia Dosch
Black Dog, Guan Hu
The Village Next To Paradise, Mo Harawe
September Says, Ariane Labed
L’histoire De Souleymane, Boris Lojkine
The Damned, Roberto Minervini
On Becoming A Guinea Fowl, Rungano Nyoni
My Sunshine, Hiroshi Okuyama
Santosh, Sandhya Suri
Viet And Nam, Truong Minh Quý
Armand, Halfdan Ullmann Tøndel

Skip to content