Skip to content

Cannes 2024: George Lucas vai receber Palma de Ouro Honorária

A cerimónia de entrega está marcada para o encerramento do festival, a 25 de maio.
Por que George Lucas parou de dirigir a trilogia original 1 Por que George Lucas parou de dirigir a trilogia original 2
Via: IMDb

Os organizadores do Festival de Cinema de Cannes anunciaram nesta terça-feira, 9 de abril, que George Lucas será homenageado com a prestigiada Palma de Ouro pelo conjunto de sua obra. A informação é do The Hollywood Reporter.

A cerimónia de entrega está marcada para o encerramento do festival, a 25 de maio.

“O Cannes 77 tem o prazer de homenagear uma das maiores figuras do cinema contemporâneo, um homem com uma carreira extraordinária, que combina grande entretenimento e inovação, mitologia e modernidade, cinefilia e tecnologia”, declarou o festival no comunicado oficial.

banners maio 2025 2 3
Publicidade

“O Festival de Cinema de Cannes sempre teve um lugar especial no meu coração. Fiquei surpreso e exultante quando meu primeiro filme, “THX -1138”, foi selecionado para ser exibido em um novo programa para realizadores estreantes. Desde então, voltei ao festival diversas vezes, desempenhando diversas funções como guionista, realizador e produtor. Estou verdadeiramente honrado com este reconhecimento especial, que significa muito para mim”, disse Lucas em comunicado.

George Lucas

George Lucas deu seus primeiros passos na indústria cinematográfica em colaboração próxima com Francis Ford Coppola, resultando na produção de “THX 1138” (1971), uma adaptação de um de seus curtas experimentais realizados na University of Southern California.

Desde então, em suas obras cinematográficas, Lucas tem abordado de forma consistente temas que são profundamente importantes para ele: utilizando a ficção científica para sondar uma sociedade submetida à vigilância, explorando o poder do amor como uma ferramenta contra o destino e a complacência, e desafiando os conceitos tradicionais de bem e mal através de um exame crítico dos valores morais.

Star Wars

Com “Star Wars”, George Lucas não apenas reformulou o conceito de ficção científica, mas também criou um universo coeso e rico em detalhes que captura a imaginação do público desde seu lançamento.

A obra funde elementos de fantasia, aventura e western, criando uma epopeia espacial única que se destaca no género. Planetas, culturas e espécies alienígenas jamais vistas antes compõem este universo, transportando o público para uma jornada inesquecível.

Através desta obra monumental, Lucas consolidou o movimento Nova Hollywood, que buscava revitalizar a linguagem cinematográfica americana, e definiu novos parâmetros para os filmes de ficção científica, inspirando realizadores até hoje.

O império de Lucas

Durante quatro décadas, Lucas ergueu um império em Hollywood por meio dos nove episódios da saga, dos quais realizou quatro pessoalmente.

Através da sua empresa, a Lucasfilm, e suas várias subsidiárias, adquiridas pela The Walt Disney Company em 2012, Lucas deixou sua marca em todos os aspectos da indústria cinematográfica.

A inesgotável paixão de Lucas pela tecnologia o impeliu a se destacar como um dos principais pioneiros da indústria de efeitos visuais. Através da fundação da Industrial Light & Magic, ele colaborou para o desenvolvimento de diversas novas tecnologias visuais que revolucionaram o cinema, como a câmera assistida por computador.

Lucas não se limitou aos efeitos visuais. Na área do som, ele ajudou na evolução do som estéreo através de sua empresa THX, elevando a experiência cinematográfica a um novo patamar.

Além disso, ele também é um dos fundadores da Pixar, atualmente, assim como sua ex-empresa Lucasfilm, parte da Disney.