Skip to content

Cannes 2024: “Sonhar com Leões” marca presença no Marché du Film

A segunda longa-metragem de Paolo Marinou-Blanco é uma “tragicomédia sombria, romântica e surrealista sobre a eutanásia”.
"Sonhar com Leões" de Paolo Marinou-Blanco "Sonhar com Leões" de Paolo Marinou-Blanco
"Sonhar com Leões" de Paolo Marinou-Blanco

A produtora portuguesa Promenade revelou a presença de “Sonhar com Leões”, de Paolo Marinou-Blanco, no Marché du Film, o grande mercado da indústria cinematográfica que acontece em paralelo ao Festival de Cannes.

Segundo a Promenade, “o filme de Paolo Marinou-Blanco é um dos cinco projetos na secção Tallinn Black Nights Goes to Cannes, uma seleção de obras em várias fases de pós-produção que reune os talentos da próxima geração.” “Father”, de Tereza Nvotová, “The Activist”, de Romas Zabarauskas, “Mo Papa”, de Eeva Mägi, “The Evil That Binds Us (wt)”, de Nico Postiglione, integram essa mesma secção da Marché du Film.

O segundo filme de Paolo é uma co-produção entre Portugal, Espanha e Brasil, apoiada pelo ICA e pelo fundo Eurimages 2023, do Concelho da Europa, cujas gravações decorreram na primavera de 2023.

banner horizontal 2025 4 1
Publicidade

Esta tragicomédia passa-se em Portugal, “onde a eutanásia ainda não é legal, Gilda e Amadeu, ambos com doenças terminais e pouco tempo de vida, conhecem-se através de uma organização clandestina que ajuda doentes terminais a suicidarem-se sem dor e partem numa aventura surreal até Espanha para finalizar os seus planos.”

Denise Fraga, João Nunes Monteiro, Joana Ribeiro, Sandra Faleiro, Roberto Bomtempo, Victória Guerra, Maria João Bastos, Joana Ribeiro, António Durães e Felipe Rocha, integram o elenco de “Sonhar com Leões”.

Marché du Film e CNC lançam programa Cannes Remakes

O Marché du Film, em parceria com o Centro Nacional de Cinema de França (CNC), anunciou uma nova iniciativa, a Cannes Remakes, que tem como objetivo promover oportunidades de remake de longas-metragens europeias que tenham tido sucesso nos seus territórios de origem e visa facilitar o diálogo entre compradores e produtores internacionais.

Segundo Guillaume Esmiol, diretor executivo do Marché du Film, “os remakes estão a injetar um novo dinamismo na indústria cinematográfica, sugerindo uma mudança notável”. O programa de incentivo a remakes não será apenas para filmes em inglês, pois segundo o diretor existe “uma tendência crescente de adaptações em vários idiomas”.

O Marché du Film acontece de 14 a 22 de maio de 2024, paralelamente à 77.ª edição do Festival de Cannes, que decorre de 14 a 25 de maio.