O filme, após um breve período de exposição abre com um momento raro de belo Cinema de acção, mostrando o nosso já conhecido Capitão América (Chris Evans) com a sua nova equipa de agentes da S.H.I.E.L.D. a infiltrar-se num navio que fora atacado em alto-mar por piratas que ameaçam matar a tripulação caso as suas exigências não sejam atendidas. Joe e Anthony Russo utilizam então os primeiros vinte minutos de filme para nos tranquilizarem, como que dizendo que apesar do seu trabalho ser maioritariamente composto por comédias televisivas (e das boas, já agora, como é “Arrested Development”) eles também sabem controlar eficazmente um filme de acção/espionagem. As ligeiras piadas entre Rogers e Black Widow (Scarlett Johansson) vão-se intercalando com a operação de “limpeza” aos piratas e tudo parece encaminhar-se para bom porto.

A partir da meia-hora então o filme começa a descolar e os Russo começam a acentuar a palavra “super” em “filme de super-herói”, mas mesmo assim não perdendo (muito) o ritmo ao compasso, tentando utilizar todos os truques nas suas mangas para tentar dar um pouco mais de substância ao seu filme (embora acabem por falhar) indo desde o drama pessoal de Steve Rogers, o homem que mesmo sendo o maior dos heróis americanos, se sente totalmente sozinho no mundo, até à participação de Robert Redford como Alexander Pierce, o superior-máximo da S.H.I.E.L.D. que desde cedo se apresenta como uma personagem cujas intenções são melhor desconfiar, e que dá uma certa ligação extra à realidade nos momentos em que só vemos super-veículos gigantes e super-homens a lutar uns com os outros. E são também dignos de elogiar os trabalhos de Samuel L. Jackson como o eternamente secundário Nick Fury, Anthony Mackie como o novo super-herói Falcon e claro está ao personagem-titulo do filme, o Winter Soldier, protagonizado por Sebastian Stan, cujos limitados diálogos e bem filmadas sequências de acção tornam a personagem interessante (e por vezes mais até que o próprio Capitão América).

No seu todo, “Captain America: The Winter Soldier” acaba por ser um filme digno de um “suficiente mais”, principalmente pelo esforço das sequências iniciais e das boas sequências de luta, bem filmadas e coreografadas. É pena no entanto que as nuances de Thriller Político que nos são atiçadas acabem por não dar em nada e que alguns momentos soem totalmente a publicidade barata (porquê arriscar ser apanhado pelo inimigo ao ir a uma apple store quando dois dos nossos grandes amigos são os génios Tony Stark e Bruce Banner?) e que outros momentos pareçam incrivelmente cartoonescos (o carro do Nick Fury, meus senhores. O carro do Nick Fury.). Mas no final de contas é isso; fica a desilusão de “…Winter Soldier” não ser tão bom como foi “…The first Avenger” mas fica também a emoção de que, com um pouco de suspensão de descrença podemos ser levados por uma aventura muito maior que um simples filme e que culminará certamente em 2015 quando Steve Rogers, Black Widow e Nick Fury se juntarem ao resto da equipa para “Avengers – Age of Ultron”.

Realização: Joe Russo, Anthony Russo

Argumento: Christopher Markus, Stephen McFeely

Elenco: Chris Evans, Samuel L. Jackson, Sebastian Stan, Anthony Mackie, Frank Grillo, Scarlett Johansson, Cobie Smulders, Toby Jones, Emily VanCamp, Hayley Atwell, Georges St. Pierre

EUA/2013 – Biografia/Comédia

Sinopse: Depois dos acontecimentos cataclísmicos em Nova Iorque com Os Vingadores, Steve Rogers, também conhecido como Capitão América, vive tranquilamente em Washington, D.C. e tentar-se ajustar ao mundo moderno. Mas quando um colega da S.H.I.E.L.D. está sob ataque, Steve vê-se envolvido numa teia de intrigas que ameaçam colocar o mundo em risco. Unindo forças com a Viúva Negra, o Capitão América luta para desmascarar a conspiração cada vez maior ao mesmo tempo que combate assassinos profissionais enviados para o silenciar a cada passo. Quando toda a trama dos vilões é revelada, o Capitão América e a Viúva Negra recorrem à ajuda de um novo aliado, o Falcão. No entanto, depressa se deparam contra um inimigo inesperado e formidável – o Soldado do Inverno.

«Capitão América: O Soldado do Inverno» - O regresso do primeiro Avenger
3.5Valor Total
Votação do Leitor 0 Votos