Ciclo "Verão com Jacques Tati"_1

Pela primeira vez realiza-se em Portugal um ciclo dedicado ao cinema do mestre francês da comédia, Jacques Tati. A Leopardo Filmes e a Medeia Filmes apresentam este Verão a obra integral de Tati, em versões digitais restauradas, a partir do dia 20 de agosto, no Espaço Nimas, em Lisboa. O ciclo Jacques Tati passará também pelo Porto, no Teatro Municipal Campo Alegre, no dia 1 de setembro.

“Quero que as crianças se divirtam no cinema tal como eu me divertia no circo quando era pequeno… devemos criar um clima verdadeiramente festivo…”, afirmava Jacques Tati. E os seus filmes são um reflexo disso mesmo. Realizador, ator e argumentista, Tati caracteriza-se pelo imaginário hilariante que cria em cada uma das suas obras. Neste programa, será possível ver as seis longas-metragens deste mestre francês da comédia – “Há Festa na Aldeia” (1949), “As Férias do Sr.Hulot” (1953), “O Meu Tio” (1958), “Playtime – Vida Moderna” (1967), “Sim, Sr. Hulot / Trafic” (1971) e “Parade” (1974), o seu último filme, feito em 1974 para a televisão sueca – e ainda sete curtas-metragens inéditas comercialmente em Portugal.

No dia 20 de agosto, no Espaço Nimas, em Lisboa, a abertura do ciclo Jacques Tati realiza-se com a exibição do filme “Sim, Sr. Hulot / Trafic”, numa sessão da noite (21h30) apresentada por Jorge Silva Melo. Em “Sim, Sr. Hulot / Trafic” no original -, o Sr. Hulot inicia uma aventura pelas autoestradas da França e da Bélgica enquanto se dirige para Amesterdão, onde irá exibir o seu protótipo de automóvel. Uma série de avarias e problemas mecânicos tornam o percurso cheio de peripécias.

Na quarta-feira, dia 26, “Playtime – Vida Moderna” será apresentado por Manuel Graça Dias, às 21h30. Considerado pelo British Film Institute um dos 50 Melhores Filmes de Todos os Tempos e tido em conta por muitos como a obra-prima de Tati, “Playtime – Vida Moderna” traz-nos o inesquecível Sr. Hulot numa extraordinária sátira à tecnologia industrial e à vida numa grande cidade, Paris.

O Programa de Curtas de Jacques Tati será apresentado por Leonor Pinhão no dia 28 de agosto, sexta-feira, às 21H30. Este programa inclui as curtas-metragens: “Procura-se Brutamontes” de Charles Barrois, “Domingo Animado” de Jacques Berr, “A Escola de Carteiros” de Jacques Tati, “Cuida do Teu Gancho Esquerdo” de René Clément, “Força, Bastia” de Jacques Tati e Sophie Tatischeff e “Especialidade da Casa” de Sophie Tatischeff.

A acompanhar o ciclo, o Espaço Nimas acolherá uma exposição de cartazes que a distribuidora Leopardo Filmes propôs a alguns dos mais conceituados ilustradores portugueses a criação de cartazes originais e exclusivos para os filmes de Tati: André Letria, Marta Monteiro, Madalena Matoso, Sara-a-dias, João Fazenda e Catarina Sobral.

Esta é uma oportunidade única de (re)visitar a obra integral do mestre Tati, que foi um dos mais brilhantes observadores da vida moderna, e que criou um estilo e visual únicos nos seus filmes.

Ciclo "Verão com Jacques Tati"_2

Fonte: Medeia Filmes