“Uma História de Amor e Fúria” (2013)_1

Arranca hoje a 37ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, o maior festival de cinema de animação realizado em Portugal e um dos mais antigos deste tipo de cinema em todo o mundo. O festival, que decorre até 17 de novembro em Espinho, recebeu mais de 800 filmes candidaturas a concurso, provenientes de mais de 52 países. Foram seleccionados cerca de 100 filmes que concorrem aos prémios de oito categorias. No total o programa irá apresentar cerca de 300 filmes.

O filme de abertura é a longa-metragem brasileira “Uma História de Amor e Fúria” de Luiz Bolognesi, “que retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo do romance, a longa-metragem de Luiz Bolognesi ressalta quatro fases da História do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água. Destinado ao público jovem e adulto com traço e linguagem de alta definição, o filme traz Selton Mello e Camila Pitanga que dão voz aos protagonistas. A longa-metragem conta ainda com a participação de Rodrigo Santoro, na pele do chefe indígena e de um guerrilheiro.”. A sessão de abertura realiza-se às 21H30 na Sala Tempus/Multimeios.

“Uma História de Amor e Fúria” é uma das três longas-metragens que vão passar pelo festival, na secção competitiva internacional – “It’s such a beautiful day” (EUA) e “O Apóstolo” (Espanha). Na secção competitiva internacional das curtas-metragens foram seleccionados 54 filmes e na secção competitiva nacional foram seleccionadas 4 curtas.

Cinanima 2013_poster

Fonte: Cinanima