Arranca já nesta sexta-feira, 2 de setembro, a 46.ª Festa do Avante!, que irá decorrer até 4 de setembro, na Quinta da Atalaia, com o seu habitual espaço dedicado ao cinema, o CineAvante. “Bem no coração do Espaço Central, este é um espaço onde o visitante da Festa pode ver o que de melhor e mais actual se faz no cinema português, onde o visitante pode falar com realizadores, atores e outros participantes, num ambiente de liberdade, crítica e criatividade que é também a Festa”.
O filme de abertura desta edição coube ao mais recente trabalho de João Botelho, “O Jovem Cunhal”, um documentário sobre os primeiros anos de vida e militância de Álvaro Cunhal. “O revolucionário Álvaro Cunhal, símbolo do comunismo português e gigante político do século XX. É nada menos que uma figura maior que a vida, agora examinada pela câmara de João Botelho, num filme detectivesco, em que se exploram os primeiros anos da vida do histórico dirigente do Partido Comunista Português. Pelo meio, são encenados excertos dos seus próprios livros.”
Serão também exibidos os documentários “Territórios Ocupados” (2022), de José Vieira, e “Alcindo” (2021), de Miguel Dores.
Longas-Metragens
O Jovem Cunhal (2022), de João Botelho
Territórios Ocupados (2022), de José Vieira
Alcindo (2021), de Miguel Dores
Curtas-Metragens
O Que Resta, de Daniel Soares
Mistida, de Falcão Nhaga
As sacrificadas, de Aurélie Oliveira Pernet
O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves
Animação
Monstrinha (14 curas-metragens)