CineFiesta 2014_1

O CineFiesta – Mostra de Cinema Espanhol regressa a Portugal para a sua 7ª edição, para uma celebração do cinema espanhol, cujo programa conta com filmes de ficção, documentários, animações e alguns filmes históricos. O CineFiesta 2014, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura de Espanha/ ICAA, realiza-se de 4 a 9 de dezembro, no Porto (Passos Manuel e Rivoli) e em Lisboa (Cinema S.Jorge e Cinemateca), oferecendo ao público português as obras mais recentes do cinema espanhol.

Em Lisboa, entre os dias 4 e 6 de dezembro, o CineFiesta irá apresentar no Cinema São Jorge os mais recentes filmes espanhóis, como “El Niño” de Daniel Monzón, “Musarañas” de Juanfer Andrés e Esteban Roel, “La Isla Minima” de Alberto Rodríguez, e o candidato espanhol aos Óscares “Vivir Es Fácil Com Los Ojos Cerrados” de David Trueba.  A pensar no público familiar, será exibido o filme de animação “Mama, Soy Un Zombie” de Beñat Beitia e Ricardo Ramón. Todos estes filmes estrearam em Espanha durante o ano de 2014, excepto “Musarañas” cuja estreia espanhola está marcada para o dia 25 de dezembro.

A Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema vai receber “Dos Memorias”, um documentário do conhecido guionista e ex-ministro da cultura Jorge Semprún sobre a Guerra Civil Espanhola, e “Campanadas a Media Noche” de Orson Welles, um filme realizado em 1965, produzido e rodado em Espanha. Pela primeira vez, haverá Cinema em Concerto, um momento em que o músico Jordi Sabatés acompanhará ao piano algumas obras de Segundo de Chomón, um dos pioneiros da arte cinematográfica em Espanha.

Na edição deste ano, o CineFiesta associou-se ao Festival Porto Post Doc e vai exibir no Teatro Rivoli e no Cinema Passos Manuel, Porto, quatro documentários, todos eles premiados em vários festivais internacionais: “Vikingland” de Xurxo Chirro, “Todos Vós Sodes Capitáns” de Oliver Laxe, “Costa da Morte” de Lois Patiño (arrecadou variadíssimos prémios, entre eles o de Melhor Realizador Emergente no Festival de Locarno 2013) e “Arraianos” de Eloy Enciso (vencedor do Prémio de Vanguarda e Género no BAFICI, entre outros).

Programa

LISBOA – Cinema São Jorge

04 dez – 21h30 – El NiñoDaniel Monzón | Drama/Thriller

05 dez – 19h30 – Vivir Es Fácil Com Los Ojos CerradosDavid Trueba | Comedia/ Drama

05 dez – 21h45 – MusarañasJuanfer Andrés e Esteban Roel | Drama/Terror/Thriller

06 dez – 17h00 – Mama, Soy Un ZombieBeñat Beitia e Ricardo Ramón | Animação/ Família

06 dez – 21h30 – La Isla MinimaAlberto Rodríguez | Acção/Crime

LISBOA – Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

04 dez – 21h30 – Dos Memorias, Jorge Semprún | Documentário (Conferência com José Maria Prado)

05 dez – 21h30 – Campanadas a Media Noche, Orson Welles | Comédia / Drama / Guerra

06 dez – 21h30 – JORDI SABATÉS RECRIA SEGUNDO DE CHOMÓN | Cinema em Concerto

 

PORTO – Rivoli (Sala 2)

04 dez – 18h00 Vikingland, Xurxo Chirro | Documentário

04 dez – 21h30Todos Vós Sodes Capitáns, Oliver Laxe | Documentário

PORTO – Passos Manuel

09 dez – 19h00Arraianos, Eloy Enciso | Documentário

09 dez – 22h30Costa da Morte, Lois Patiño | Documentário

 

Fonte: Cine Fiesta – Mostra de Cinema Espanhol