Uma década a escrever sobre cinema

São dez anos de atividade e o Cinema 7.ª Arte comemora hoje, a 28 de setembro de 2018, o seu 10.º aniversário com a publicação de vários artigos dedicados à ocasião. São dez anos de cinema que vivemos e registamos em palavras para que todos possam partilhar a sua paixão pela imagem em movimento.

Tudo começou com a criação de um humilde site, na WEBS, que tinha apenas dez páginas com listas dos melhores filmes de sempre e que, aos poucos, se foi tornando numa base de dados de filmes (chegando a atingir as 700 páginas). Era um passatempo. Só passado dois anos, em 2010, é que surgiu a necessidade de escrever sobre cinema. Essa necessidade dura até hoje. O Cinema 7.ª Arte continua ativo e a tentar proporcionar informação e debate pelo cinema aos seus leitores.

A propósito do 5.º aniversário do site, escrevemos o seguinte: “Vivemos numa época em que todos os anos surgem novos blogs/sites de cinema que tentam também passar a sua paixão pela sétima arte. Podem ser vistos muitas vezes como “concorrência”, antes pelo contrário, são outras “vozes”, outros “olhares” que tem o mesmo objetivo que nós. Há espaço para todos e nunca é demais a divulgação e a criação de mais blogs de cinema, desde que seja sempre com amor. Temos aprendido muito com eles. Não queremos ser melhores nem piores do que os outros. Queremos que as pessoas gostem dos nossos textos, claro, mas que gostem sobretudo de cinema. Isso já é uma grande satisfação!”.

Por vezes custa a acreditar que já passou tanto tempo, que já se viram tantos filmes, que se escreveram quase quatro mil artigos, que já nos visitaram quase um milhão de leitores, e que já se conheceram várias pessoas que ao longo destes dez anos têm contribuído para a sua existência. A essas pessoas o Cinema 7.ª Arte deve tudo. Muito obrigado: Alan Alves, Alegria Beltran, André Rui Graça, Beki Bonjour, Clara Motta, Cláudio Azevedo, Diogo Vieira, Eduardo Magueta, Filipa Saraiva, Helena Soares, Inês Paredes, Inês Oliveira, José Alberto Pinheiro, Juliana Travassos, Leonor Reis, Letícia Mendes, Luis Carneiro Ferreira, Luis Miranda, Nuno Oliveira, Patricia Rosas, Pedro Henrique, Pery Machado, Regina Machado, Sérgio Miguel Silva, Sofia Correia Pinto, Teresa Vieira. Agradecemos também ao designer Filipe Losna pela concepção do nosso logotipo, assim como à imagem das comemorações do 10.º aniversário.

Destes nomes alguns continuam connosco e outros já nos deixaram, tendo os nossos destinos seguido caminhos diferentes. Mas irão sempre fazer parte da história do Cinema 7.ª Arte. Por fim, um enorme obrigado a todas as pessoas que nos seguem e leem os nossos textos.

Se disséssemos que somos um bando de miúdos, um tanto sonhadores, que queriam fundar um site para escrever sobre filmes e que, por algum desígnio divino, pudessem fazer da vida isto de escrever sobre cinema, seria possível? A resposta óbvia: dificilmente. Mas isso não impediu o bando de criá-lo em 2008, ano de fundação do Cinema 7.ª Arte. O espírito do Western tinha-se entranhado em nós…”

Cinema 7.ª Arte comemora 10 anos de cinema

Em 2017, no 9.º aniversário, demos inicio a uma pré-celebração do 10.º aniversário, com o escrutínio do primeiro ano do site, ou seja, recuamos nove anos para ver como estava o cinema nesse ano de 2008; tendo alguns colaboradores do site escolhido um filme que os tenha marcado nesse ano.

Este ano comemoramos uma década de cinema e, por isso, decidimos revisitar os últimos dez anos de cinema. Durante dez meses (de setembro de 2018 a junho de 2019) vamos comemorar o 10.º aniversário com a publicação de vários artigos especiais, de entrevistas a grandes nomes do cinema português e teremos ainda passatempos para os nossos leitores. A FILMIN associou-se ao nosso aniversário oferecendo vários códigos mensais. Convidámos alguns dos antigos colaboradores do site, professores e investigadores de cinema para a publicação destes especiais. O primeiro artigo especial intitula-se “10 Anos, 10 Filmes” e será uma lista de 10 filmes que retratam os últimos dez anos de cinema.

Este é também o ano em que se celebra o centenário do cineasta sueco Ingmar Bergman, que nasceu a 14 de Julho de 1918. Para homenagear Bergman, convidámos Carlos Melo Ferreira  para escrever sobre o mestre sueco.

O Cinema 7.ª Arte agradece a todos os que nos seguem e lêem diariamente. Obrigado!