Skip to content

Cinema Fernando Lopes celebra Dia do Orgulho LGBTQIA+ com double session de Cinema Queer

Uma longa brasileira e três curtas-metragens portuguesas compõe o programa para celebrar o dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
"Entre a Luz e o Nada", de Joana de Sousa "Entre a Luz e o Nada", de Joana de Sousa
"Entre a Luz e o Nada", de Joana de Sousa (produção Primeira Idade)

O Cinema Fernando Lopes dedica a sua programação de dia 28 de junho com uma double session de Cinema Queer, que inclui a exibição do filme brasileiro “Pedágio”, de Carolina Markowicz, e “Ovnis, Monstros e Utopias: Três Curtas Queer”, de Joana Sousa, Ricardo Branco e André Godinho.

A sessão dupla tem início às 19h, com “Pedágio”, um drama brasileiro co-produzido pela portuguesa O Som e a Fúria, que conta a história de uma mãe que faz tudo o que pode para conseguir pagar a terapia de conversão da homossexualidade do seu filho. A sessão contará com a presença de Helder Bértolo da Opus Diversidades e António Vale e Isabel Rodrigues da AMPLOS.

Às 21h30 serão exibidas três curtas queer do cinema português: “Entre a Luz e o Nada” de Joana de Sousa, “Sob Influência” de Ricardo Branco e “Uma Rapariga Imaterial” de André Godinho. A sessão especial contará com a presença dos realizadores Joana Sousa, André Godinho e a atriz Cecília Henriques.

banner horizontal 2025 5 1
Publicidade

“O cinema Fernando Lopes está constantemente preocupado em não apenas incluir na sua programação conteúdo disruptivo e que inclua questões LGBTQI+, mas também na dinamização de conversas e debates, eventos e ações que vão além da questão cinematográfica.”, sublinha o Cinema Fernando Lopes.

O dia do Orgulho LGBTQIA+ é assinalado em todo o mundo para lembrar as revoltas de Stonewall, a 28 de junho de 1969, e para celebrar todas as conquistas alcançadas pelo movimento cívico.