O Cinema Ideal, em Lisboa, celebra o segundo aniversário no próximo dia 28 de agosto, mas a comemoração irá estender-se ao longo de uma semana, de 25 a 31 de agosto, com 21 sessões de entrada gratuita, com 20 dos melhores filmes que estrearam ao longo de dois anos (mais uma antestreia).

Filmes portugueses, filmes europeus e do resto do mundo, documentários, clássicos e para miúdos,esta semana será também um espelho do que de melhor teve a programação do Cinema Ideal ao longo destes dois anos.

Em dois anos passaram pelo cinema lisboeta 35 filmes portugueses, de todos os géneros e gerações (de Manoel de Oliveira, Paulo Rocha e José Fonseca e Costa, de Jorge Silva Melo e João Botelho, de João Canijo, Joaquim Pinto, Pedro Costa, de Manuel Mozos e Margarida Cardoso, João Pedro Rodrigues, Sérgio Tréfaut e Bruno de Almeida, de Miguel Gomes e João Nicolau, de João Salaviza e Gabriel Abrantes).

Estrearam também filmes de cineastas consagrados como Jean-Luc Godard ou Mike Leigh, de Jafar Panahi ou Woody Allen, de Alain Resnais ou Ettore Scola, de Apichatpong Weerasethakul ou Hou Hsiao-Hsien, mas sobretudo muitos realizadores estreantes ou pouco conhecidos e vindos de toda as partes do mundo.

O Ideal fez também várias reposições de nomes importantes da história do cinema como John Ford, Charlie Chaplin, Nicholas Ray e Stanley Kubrick. Assim como aconteceram extensões de festivais de cinema como o Doc Lisboa, o Indie, a Monstra, ou o Temps D’Images.

É todo este trabalho que vai ser comemorado, ofererecendo aos espectadores uma semana muito especial, com 21 sessões de entrada gratuita (sendo que um deles – na terça, dia 30 -, será escolhido por votação online dos espectadores).

No domingo, 28 de agosto, dia do aniversário, haverá lugar para um concerto de JP Simões, no Salão Ideal, às 19h horas, com entrada livre e lotação limitada a 40 pessoas, antecedido de uma Happy Hour entre as 18h e as 19h. Às 18h45 desse domingo, haverá ainda a antestreia de um filme surpresa.

As sessões terão lugar entre 25 e 31 de agosto, às 14h00, 17h00 e 18h45, e os bilhetes podem ser levantados na bilheteira no próprio dia. Nestes dias continuará em exibição o filme “Regresso a Ítaca”, de Laurent Cantet – diariamente às 20h45 e 22h30 – ao preço especial de 5€.

Esta será uma semana excepcional de cinema a não perder em Lisboa.

PROGRAMA
diariamente às 14h00, 17h00 e 18h45

Quinta – 25 agosto
E Agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto
45 Anos, de Andrew Haigh
O Sal da Terra, de Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado

Sexta – 26 agosto
Mommy, de Xavier Dolan
Montanha, de João Salaviza
Os Cartoonistas, de Stéphanie Valloatto

Sábado – 27 agosto
Os Maias, de João Botelho
O Espírito de 45, de Ken Loach
O País das Maravilhas, de Alice Rohrwacher

Domingo – 28 agosto
As Mil E Uma Noitas – Vol. 3, de Miguel Gomes
A Quimera do Ouro, de Charlie Chaplin
Antestreia – filme surpresa

Segunda – 29 agosto
Portugal – Um Dia de Cada Vez, de João Canijo
A Noite Cairá, de Andre Singer
Gett, de Roni e Shlomi Elkabetz

Terça – 30 agosto 
Timbuktu, de Abderrahmane Sissako
Filme escolhido por votação dos espectadores
Taxi, de Jafar Panahi

Quarta – 31 agosto
Amar, Beber e Cantar, de Alain Resnais
Os Verdes Anos, de Paulo Rocha
João Bénard da Costa – Outros Amarão As Coisas Que Eu Amei, de Manuel Mozos

cinema ideal_2

Fonte: Cinema Ideal