Lisboa será uma das 34 cidades dos 27 países membros da União Europeia onde terá lugar esta semana (de 3 a 7 Dezembro) a Noite do Cinema Europeu (European Cinema Night – Sharing Stories We Love).

No dia 5 de dezembro, às 21h30, no Cinema Ideal, em Lisboa, será exibido o filme “O Livro de Imagem”, de Jean-Luc Godard, Palma de Ouro Especial da última edição do festival de Cannes. A entrada é gratuita (limitada à lotação da sala). Os bilhetes para a sessão podem ser levantados a partir das 14h00 horas de quarta-feira.

O Cinema Ideal foi escolhido pela rede Europa Cinemas para ser o parceiro da iniciativa em Portugal. O Europa Criativa MEDIA, o programa da Comissão Europeia de apoio ao cinema e ao audiovisual, organiza, pela primeira vez, em colaboração com a Rede Europa Cinemas e o canal ARTE, a Noite do Cinema Europeu, um evento de divulgação cinematográfica.

O objetivo é aproximar a Europa dos cidadãos, celebrando em conjunto a riqueza da cinematografia europeia. A Noite do Cinema Europeu tem também como finalidade realçar a aposta da União Europeia no apoio à distribuição e exibição do Cinema Europeu, com o propósito de torná-lo acessível a todos.

“O cinema é uma parte essencial da nossa rica e diversificada cultura europeia e está a contribuir para reforçar os laços entre as pessoas que sentem a mesma paixão e emoção a ver um filme”, afirmou Mariya Gabriel, a responsável europeia pela Economia e Sociedade Digital.

No dia 5 de dezembro à noite, haverá uma sessão especial do filme “O Livro de Imagem” que será apresentado por José Manuel Costa, Diretor da Cinemateca Portuguesa, na presença de Sofia Colares Alves, Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal.