Publicado em novembro de 2022, o mais recente livro do realizador Quentin Tarantino, o primeiro de não ficção, surge-nos como uma espécie de conversa com o próprio. Não é uma biografia mas fala-nos das suas origens, das suas inspirações, de como surgiu o seu amor pelos filmes e de como certos cineastas e realizadores moldaram a sua visão sobre o cinema.
Tarantino traz consigo, desde há muitotempo o desejo de colocar as suas teorias e pensamentos cinematográficos no papel. Com “Cinema Speculation”, em 18 capítulos, ele faz exactamente isso. Escolhe a dedo os principais filmes americanos da década de 1970, partindo daí Tarantino apresenta uma análise capítulo por capítulo de cada filme.
Tarantino viu cada um destes filmes nas salas de cinema e reagiu a eles de forma muito forte. O livro escrito num estilo único próximo do pergunta/resposta, repleto de apartes, notas de rodapé, muita teoria do cinema, lembranças pessoais, opiniões e críticas, é mais do que apenas um mergulho profundo num punhado de filmes que o autor realmente gosta. Torna-se facilmente uma obra essencial para cinéfilos e profissionais da área.
“Cinema Speculation” é também divertido de ler. Tarantino goza jocosamente com os outros, nos filmes ou fora deles, por vezes de uma forma subjacente e séria mas também goza com ele próprio. Tal como nos filmes o seu estilo peculiar transpira na escrita. Tarantino tem uma forma aleatória de pontuação, utiliza quebras de parágrafo que não fazem sentido, fragmentos de frases que nunca se ligam corretamente e itálico em categorias ridículas como por exemplo nos nomes dos actores.
Sem deixar spoiler abro a porta para a curiosidade de um dos episódios relatados que nos leva a perceber melhor as personagens negras e os seus percursos provenientes de muitos dos seus argumentos, o fascínio pelos filmes série B, série Z e pelo toque do cinema explotation igualmente muito nos argumentos e filmes do realizador.
Para quem está habituado a ver entrevistas e conversas do realizador vai perceber na escrita a dispersão acelerada de quem tem muito para dizer e quer dize-lo de uma vez. Os tiques nervosos e o saltar de tema em tema, nome em nome em catadupa. No final é isso que o torna genial e único!
Aguardo e desejo que possa haver uma tradução para português e respectiva publicação em Portugal. Até lá resta-nos a versão original.
“Quando as pessoas me perguntam se andei na escola de cinema, digo-lhes: “Não, andei nos filmes.”
Titulo: Cinema Speculation
Autor: Quentin Tarantino
Editora: Orion
Lingua: Inglês
ISBN: 9781474624237
Disponível para venda em Portugal