A Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema lança esta semana uma nova iniciativa destinada especificamente à divulgação na Internet com filmes portugueses, filmes para os mais novos e ensaios sobre cinema numa altura em que as suas instalações continuam encerradas e se impõe o isolamento social. Chama-se “Gestos & Fragmentos” e permitirá aceder a “filmes, outras peças museográficas e registos da vida da Cinemateca”.
Esta iniciativa surge durante “o período em que as salas de projeção da Cinemateca se encontram encerradas e cuja data de reabertura continua incerta, sendo que alguns destes conteúdos ficarão disponíveis a mais longo prazo e algumas das rubricas tornar-se-ão residentes no sítio da Cinemateca.”
Numa primeira fase, a Cinemateca vai disponibilizar temporariamente no seu site longas-metragens do cinema português. Os primeiros filmes disponíveis são “Lisboa, Crónica Anedótica” (1930), de J. Leitão de Barros, e “Os Verdes Anos” (1963), de Paulo Rocha. A Cinemateca irá colocar online dois filmes por semana, sendo que nas próximas semanas exibirá filmes dedicados especificamente à revolução do 25 de abril de 1974.
“A Cinemateca Júnior vai a casa” terá um programa de conteúdos e atividades a pensar nos mais novos, a começar com um espetáculo de Lanterna Mágica e propostas de programas (com sugestão de utilização por parte de pais e professores) compostos por filmes disponíveis na “Cinemateca Digital”.
O importante acervo museográfico da Cinemateca vai poder ser visto em casa, com destaque de objetos e aparelhos da História e Pré-História do Cinema pertencentes à coleção da Cinemateca. Estarão disponíveis também online uma série de imagens e ensaios sobre documentos bibliográficos e iconográficos conservados e trabalhados pelo Centro de Documentação e Informação da Cinemateca.
A Cinemateca Portuguesa suspendeu todos os seus serviços públicos, atividade e programação no dia 14 de março, como medida de prevenção da disseminação do novo coronavírus (Covid-19). A Cinemateca anunciou ainda que novas rubricas surgirão em breve, “entre as quais aquela em que serão divulgadas conferências e debates da rubrica de programação ‘Histórias do Cinema’, que, ao longo desta última década, trouxe à Cinemateca grandes nomes da crítica e da historiografia de cinema.”
Filmes para ver esta semana (de 13 a 16 de abril)
A Cinemateca Júnior vai a Casa
- O Fabuloso Espetáculo de Lanterna Mágica do Professor Mervyn Heard, 2012
- A Cinemateca Júnior & a “Cinemateca Digital”
O museu vai a casa
Textos & Imagens #41