De 30 de junho a 2 de julho o Cinema São Jorge vai receber a Cinemela – 1ª Mostra de Cinema Sul Asiático, a única iniciativa em Portugal dedicada exclusivamente ao cinema desta região. Organizado pela produtora Vila do Cinema, a Cinemela apresenta filmes icónicos e premiados, cinema documental, curtas e abre espaço aos novos e jovens realizadores Sul Asiáticos. A 1ª edição, com cerca de 20 filmes, é dedicada ao Bangladesh, com homenagem ao galardoado realizador Tareque Masud, autor de “Matir Moina” (2002), o primeiro filme bangladeshiano a competir para os Óscares da Academia, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

“A Cinemela convida as comunidades sul asiáticas a virem à Avenida da Liberdade para reverem alguns dos sucessos cinematográficos dos seus países. Ao público português e estrangeiro damos a oportunidade de conhecer e se apaixonar por linguagens cinematográficas além Europa. Três dias dedicados ao convívio e à descoberta, falando às diferentes comunidades de Lisboa em prol de uma oferta cultural mais abrangente de uma cidade cosmopolita, alegre, diversa e orgulhosa de o ser.”

A mostra abre com “Aynabaji” (2016) de Amitabh Reza Chowdhury e serão exibidos ainda filmes como “Chaka” (1993) de Morshedul Islam, “Runaway” (2010) de Tareque Masud e Catherine Masud e “Oggatonama” (2016) de Taukir Ahmed.

Consultar programa completo aqui.