Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA criou o CINENOVA – 1.º Festival Interuniversitário de Cinema em Portugal, que irá decorrer de 21 a 23 de fevereiro de 2019, em Lisboa. O festival terá uma secção de competição de curtas e uma secção de não-competição.

O primeiro festival de cinema organizado por alunos e professores da NOVA FCSH abriu o período de submissão das curtas-metragens a concurso, a decorrer até dia 7 de janeiro de 2019. Os filmes, com uma duração máxima de 30 minutos, devem ser carregados na plataforma Vimeo e o formulário disponível aqui deve ser preenchido.

O concurso está aberto a estudantes universitários de qualquer parte do país e do estrangeiro sob o mote “Cinema e Conhecimento”. O objetivo central é promover a realização e exibição de filmes que reflitam uma particular relação com o conhecimento nas suas diferentes perspetivas de forma abrangente e transdisciplinar (humanístico, filosófico, científico, literário, etc).

A ideia é incentivar a criação e o debate em torno da relação entre cinema, conhecimento e comunicação e a forma como o primeiro molda e enriquece a nossa visão do mundo.

O filme eleito pelo júri do festival como melhor filme terá um prémio no valor de 2000€. Haverá ainda uma honra para o melhor filme universitário português no valor de 1000€, para além de várias menções honrosas.

Do festival farão parte outros eventos paralelos à programação, como workshops ainda em fase de organização.