A primeira edição do Festival de Cinema e Artes Curdas em Lisboa, organizado pela Jîyan Lisboa (Associação Cultural Curda e Portuguesa), terá um Warm-Up no próximo dia 7 de novembro, no Cinema São Jorge.

Neste dia, será possível visualizar dois filmes curdos: “Song of My Mother”, de Erol Mintaş, vencedor do Grande Prémio no Sarajevo Film Festival; “Reseba – The Dark Wind”, de Hussein Hassan Ali, vencedor do Prémio FIPRESCI no Dhaka International Film Festival. Uma viagem cinematográfica ao Curdistão, complementada pela actuação de Koma Zelal e Suna Alan, que trarão os sons da música tradicional curda para os corredores do Cinema São Jorge.

No âmbito desta mostra, será realizada igualmente uma discussão relativa à criação de cinema e arte em zonas de guerra, em parceria com o CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia), no dia 8 de novembro, no ISCTE. Nesta conversa, estarão presentes Erol Mintaş (Realizador), Mehmet Aktaş (Produtor), Esra Çiftçi (Jornalista do Özgür Politika) e Melis Kaya (do Kurdish Institute, em Paris).