Curtas para um Fim-de-Semana #12

Fim-de-Semana a começar, curtas-metragens para ver. Vamos lá então a mais um “Curtas para um Fim-de-Semana”.

 

Fantasmagorie

E porque não começar por mostrar aquele que é o primeiro filme de animação alguma vez feito? Émile Cohl em 1908 criou este pequeno filme usando cerca de 700 desenhos, que por sua vez foram fotografados em película e projectados, criando assim os primeiros desenhos-animados da história do cinema. Para além de “Fantasmagorie”, Cohl realizou mais de duzentos pequenos filmes de animação que mostram bastante criatividade e serviram de influência para muitos cineastas que vieram depois dele.

 

Dragonboy

realizado por Lisa Allen, Shaofu Zhang e Bernardo Warman este filme tudo o que é preciso para ter sucesso. O factor “queriducho” joga com o humor inocente uma narrativa bastante simples para nos dar um bom filme que funciona bastante bem dentro dos seus 4 minutos de duração.

 

Le Queloune

Já todos vimos filmes de zombies, mas provavelmente nem todos viram filmes feitos sobre a perspectiva daquele que acabou de acordar depois da morte e se deparou numa situação bastante delicada. Este filme canadiano realizado por Patrick Boivin e protagonizado pelo famoso incansável Dominique Pinon (conhecido pelas suas colaborações frequentes com Jean Pierre Jeunet) é um filme que se vai tornando cada vez mais interessante à medida que se vai desenrolando à nossa frente.

(este filme contém duas linhas de diálogo em francês, sem legendagem, mas como creio não serem necessárias para a compreensão do filme decidi coloca-lho aqui de qualquer das formas.)

 

E mais uma vez digo que por esta semana é tudo. Espero que tenham um bom final de semana repleto de bom cinema.