Ora então bom dia estimados leitores do Cinema 7ª Arte vamos lá começar a edição número 7 de “Curtas para um Fim-de-Semana”.

 

A criminalização do Artista – Como se fabricam marginais em nosso país

Este documentário brasileiro de pouco mais de 17 minutos pode dar azo a um raciocínio sobre os artistas de rua, sobre quem são e o que fazem e sobre os seus direitos e deveres, bem como o tratamento que recebem por parte da justiça e restante população. A qualidade do som durante as entrevistas não é a ideal mas isso não impede que se perceba bem o que é dito (até porque em certas partes existem mesmo legendas) e portanto creio que pouco afecta o produto final. Vale a pena dar uma vista de olhos.

 

The Gift

Geralmente tento colocar neste espaço curtas-metragens que possam sem percebidas por toda a gente, ou seja, que sejam faladas em português ou que pelo menos tenham legendas em português (ou então que não tenham qualquer tipo de “língua”) mas “The Gift” tem apenas 3 linhas de diálogo e o que interessa aqui não são tanto as falas das personagens mas sim as suas acções. A curta-metragem pertence á produtora espanhola Big Lazy Robot, especializada em animação 3D e foi feita no ambito de uma campanha cinematográfica da empresa Philips. Apesar de não se comparar em termos de produção a um grande filme de ficção cientifica de Hollywood, tanto a nivel narrativo como visual não fica tão atrás quanto isso dos grandes filmes americanos; e tudo feito aqui no país ao lado. Ganhou dois prémios no festival de publicidade de Cannes.

 

Mondego

Para quem gosta de ver documentários da BBC e sempre se perguntou porque é que não se vêem documentários desse género feitos em Portugal, aqui está um fantástico começo. Realizado por Daniel Pinheiro e narrado pelo grande Eduardo Rêgo, este é um excelente documentário sobre um dos rios que cruzam o nosso país.

 

E por hoje é tudo. Espero que se divirtam a ver as curtas-metragens escolhidas. Continuação de um bom fim-de-semana.