“De Gaulle” estreia nas salas de cinema nacionais

De Gaulle” chega aos cinemas  a 1 de Dezembro e trata-se de um biopic sobre um dos generais mais míticos de sempre. O filme teve ante-estreia na Festa do Cinema Francês, que decorreu de 7 a 31 de Outubro deste ano.

O general Charles de Gaulle foi uma das figuras políticas mais marcantes da história francesa, europeia e, por consequência, mundial.

Neste filme, de grande rigor histórico e cronológico, temos acesso íntimo à sua vida política mas também familiar. Família que deixaria sozinha para se dedicar ao seu projecto de vida maior: a libertação da França.

Uma viagem pelos bastidores da 2ª Guerra Mundial, desde as suas tácticas militares, os seus confrontos políticos, o seu encontro com Churchill e o exílio em Londres.

“De Gaulle” (2020) de Gabriel Le Bomin

O filme é realizado por Gabriel Le Bomin (“Insuspeito”, “Nos Patriotes”), que assina o argumento com Valérie Ranson-Ente. Conta no elenco com Lambert Wilson, Isabelle Carré, Olivier Gourmet, Catherine Mouchet, entre outros.

Maio de 1940. França está em vias de ser ocupada pela Alemanha Nazi. O Governo francês, desesperado, sente-se impotente e encara o facto como inevitável. Contudo, o general Charles de Gaulle, recusando-se a desistir ou a negociar com Hitler, parte para Londres, determinado a unir-se a Winston Churchill e resistir. Enquanto isso, Yvonne, a sua mulher, fica para trás, para cuidar de Anne, Philippe e Elisabeth, os três filhos de ambos.

 

 

Skip to content