“Debaixo do tapete”, sobre as consequências do passado colonial português, estreia em abril

Documentário de Carlos A. Costa explora as consequências desse passado colonial na sociedade atual, levando ao racismo, à violência e à segregação que ainda persistem nos dias de hoje.
"Debaixo do tapete" (2023), de Carlos A. Costa "Debaixo do tapete" (2023), de Carlos A. Costa
"Debaixo do tapete" (2023), de Carlos A. Costa

“Debaixo do tapete”, filme do mês de abril da associação Zero em Comportamento, explora as consequências da escravatura e do passado colonial português “na nossa sociedade atual e que resgata uma narrativa que faz parte da nossa história coletiva.”

“Há mais de uma década, a jornalista portuguesa Catarina Demony descobriu que a sua família tinha um passado escondido. Os seus antepassados, os Matoso de Andrade e Câmara, foram dos maiores traficantes de pessoas escravizadas em Angola. Desde então, Catarina sabia que queria tirar a história da sua família “debaixo do tapete” e chamar a atenção para o impacto duradouro desse passado.”

Realizado pelo jornalista Carlos A. Costa, o documentário conta a história “de uma família que ganhava dinheiro com o tráfico de seres humanos e com o roubo da sua dignidade. Esse dinheiro deu indiretamente a Catarina, e a muitos outros, os privilégios de que ainda hoje gozam.”

banner slider 2024 header 2 1

Para além da história da família de Catarina, o filme explica também “as consequências de séculos de escravatura. Ambos querem explicar porque é que o passado colonial continua a ser um “tabu” na sociedade atual e porque é que, mais do que nunca, é importante trazer o assunto para cima da mesa.”

“Debaixo do tapete” estreia em abril em seis cidades: Lisboa (Cinema City Alvalade – 9 de abril, Auditório Biblioteca Orlando Ribeiro (Telheiras) – 12 de abril, Biblioteca de Alcântara – 13 de abril, Biblioteca de Marvila – 18 de abril), Leiria (12 de abril), Matosinhos (17 de abril), Almada (18 de abril), Aveiro (18 de abril), Porto (25 de abril), Gaia (29 de abril).

65e60d8bb4f30c0e7a62ee4e 2

Skip to content