Dois filmes de Teresa Villaverde disponíveis para ver online

A produtora Alce Filmes disponibiliza para visualização, em streaming, os filmes “Où en êtes-vous, Teresa Villaverde?” (2019) e “Os Mutantes” (1998), ambos de Teresa Villaverde, para ver “em casa numa altura em que vivemos a pandemia provocada pelo novo coronavírus.” Os filmes podem ser vistos online até ao dia 25 de abril.

“Com Ana Moreira e Alexandre Pinto como protagonistas, ‘Os Mutantes’ (1998) estreou internacionalmente no festival de Cannes. Escrito e realizado por Teresa Villaverde, o filme leva-nos às vidas de três jovens, em Lisboa, que não se encaixam em lado nenhum. Nunca se rendem, estão sempre à procura de alguma coisa. São mutantes de uma realidade que os oculta, por recusarem as coisas como elas são. Existem numa vertigem e não aceitam o lugar que lhes impõem, a sorte que lhes reservam. O mundo dos esquecidos, dos sobreviventes, os seus laços de solidariedade, os seus códigos, as suas poucas esperanças. Bairros em que habitam. Instituições de acolhimento.”

“‘Où en êtes-vous, Teresa Villaverde?’ (2019) foi realizado no âmbito da retrospetiva realizada no Centre Pompidou, em Paris, onde teve estreia mundial. Em Portugal, estreou no DocLisboa, em outubro. Trata-se de um documentário em curta-metragem filmado na quadra da Estação Primeira de Mangueira, no Rio de Janeiro, em fevereiro do ano passado, no dia da votação do júri que atribui o título de campeã à escola vencedora do Carnaval após os desfiles no Sambódromo. Em 2019, a Mangueira levou ao sambódromo um samba forte, corajoso, de resistência ao momento político e social vivido no Brasil.”