Arranca hoje a terceira edição do Douro Film Harvest (DFH), que irá decorrer até ao dia 11 de Setembro, em Lijó, Pinhão, Favaios e Vidago.

 

O filme de abertura será “A Morte de Carlos Gardel”, realizado pela sueca Solveig Nordlund, a partir do livro de António Lobo Antunes, que irá contar com a presença de dois atores do elenco, Rui Morisson e Joana de Verona, às 21h30 no Teatro Auditório Municipal de Alijó, será a antestreia mundial. O produtor deste filme,  Luís Galvão Teles, é o curador desta edição do Douro Film Harvest.

 

“A Morte de Carlos Gardel” conta a história de Nuno, filho de pais divorciados que vivia com o pai, levando uma vida de nómada: perdeu amigos e nunca estava tempo suficiente num lugar para fazer novos. Agora, Nuno é um jovem drogado, está hospitalizado em estado de coma e oscila entre a vida e a morte. Durante a agonia é assistido pelo pai e pela irmã deste. Os três evocam, separadamente, períodos do passado, e outras personagens com quem se relacionam preenchem também a rede de recordações e vivências actuais.

 

As antestreias “A Morte de Carlos Gardel” e “Meia-noite em Paris” de Woody Allen (filme de encerramento) são alguns dos filmes mais aguardados desta edição que tem como país convidado, o Brasil. O convidado de honra desta edição é  Cacá Diegues, nome artístico de Carlos Diegues, é um reconhecido realizador de origem brasileira. Realizador de êxitos de bilheteira como “Joanna Francesa” (1973) e “Xica da silva” (1976), em 2006 Cacá Diegues venceu o Grand Prix des Amériques, no Festival de Cinema de Montreal, pelo filme “O Maior Amor do Mundo” (2006). Três vezes nomeado para a Palma de Ouro no Festival de Cannes pelos filmes “Um trem para as estrelas” (1987), “Quilombo” (1984) e “Bye Bye Brasil” (1980), em 1981 Carlos Diegues foi convidado a fazer parte do júri deste festival de cinema.

 

“Chico &  Rita” de  Fernando Trueba e “A Árvore da Vida” de  Terrence Malik são alguns filmes em competição pelo Prémio Turismo do Douro, na secção Vintage.

 

Para mais informações consulte o site oficial aqui.