Foram hoje entregues os prémios da 23ª edição do European Film Awards (Prémios do Cinema Europeu), em Tallinn, na Estónia. A Academia de Cinema Europeu integra membros das cinematecas e institutos de cinema da Europa, no total de 2.300 elementos e a cerimónia de entrega dos prémios acontece anualmente numa cidade diferente da Europa.
O filme “O Escritor Fantasma”, de Roman Polanski, que estava nomeado para sete categorias, ganhou seis prémios, Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor, Melhor Argumento, Melhor Produtor de Design e Melhor Compositor. Roman Polanski, que não pode estar presente na cerimónia, agradeceu a todos em directo da sua casa, pelo Skype. O segundo filme a receber mais prémios foi “Líbano”, de Samuel Maoz, Melhor Cinematográfico e European Discovery – Prix Fipresci.
Na categoria de Melhor Actor Europeu, Ewan McGregor foi o vencedor, por “O Escritor Fantasma”. Este também não pode estar presente na cerimónia, pois está a rodar um novo filme europeu, tendo agradecido com um vídeo pré-gravado. O prémio de Melhor Actriz foi para Sylvie Testud em “Lourdes”.
O Melhor filme de Animação foi para o magnífico “O Mágico” de Sylvain Chomet e o People’s Choice Award para Melhor Filme Europeu foi para “Mr. Nobody” de Jaco Van Dormael.
Maria Medeiros, uma das embaixadoras do EFA, esteve presente na cerimónia e entregou os Prémios de Melhor Actor e Prix Fipresci. Durante a cerimónia ainda houve tempo para fazer duas pequenas homenagens a dois grandes realizadores europeus, que faleceram este ano, são eles, Mario Monicelli, pai da comédia italiana, e Claude Chabrol, cineasta francês.
No final da cerimónia, antes da entrega do prémio de Melhor Filme, Wim Wenders, o director da Academia de Cinema Europeu, fez um longo discurso a homenagear o actor suíço Bruno Ganz, que recebeu o Prémio de Carreira, tal como o compositor libanês, Gabriel Yared.
Lista Completa dos Vencedores:
Melhor Filme Europeu
“O Escritor Fantasma” de Roman Polanski
Melhor Realizador Europeu
Roman Polanski por “O Escritor Fantasma”
Melhor Actriz Europeia
Sylvie Testud em “Lourdes”
Melhor Actor Europeu
Ewan McGregor em “O Escritor Fantasma”
Melhor Argumentista Europeu
Robert Harris & Roman Polanski por “O Escritor Fantasma”
Melhor Cinematógrafo Europeu
Giora Bejach por “Líbano”
Melhor Editor Europeu
Luc Barnier & Marion Monnier por “Carlos”
Melhor Produtor de Design
Albrecht Konrad por “O Escritor Fantasma”
Melhor Compositor Europeu
Alexandre Desplat por The Ghost Writer
European Discovery – Prix Fipresci
“Líbano” de Samuel Maoz
Melhor Documentário Europeu – Prix Arte
“Nostalgia Of The Light” de Patricio Guzmán
Melhor Animação Europeia
“O Mágico” de Sylvain Chomet
Melhor Curta-Metragem Europeia
“Hanoi – Warsaw” de Katarzyna Klimkiewicz
Melhor Co-Produção Europeia – Prix Eurimages
Zeynep Özbatur
Prémio Carreira
Bruno Ganz
European Achievement in World Cinema
Gabriel Yared
People’s Choice Award para Melhor Filme Europeu
“Mr. Nobody” de Jaco Van Dormael