EFA 2012: Nomeados para Melhor Documentário

Academia Europeia de Cinema apresentou os três filmes nomeados para a categoria de Melhor Documentário, “Winter Nomads”, de Manuel Stürler, “London – The Modern Babylon”, de Julien Temple e “Tea or Electricity”, de Jérôme le Maire. Os nomeados serão anunciados a 3 de novembro, no Festival de Cinema Europeu de Sevilha, em Espanha. A cerimónia da 25ª edição realiza-se no dia 1 de dezembro, em Malta, onde serão entregues os mais importantes prémios cinematográficos europeus.

 

Winter Nomads (Suíça), de Manuel Stürler, é um documentário suíço que segue uma dupla improvável de pastores, numa longa viagem onde conduzem os seus rebanhos (800 ovelhas) durante vários meses e centenas de quilómetros, através de belas paisagens.

 

London – The Modern Babylon (Reino Unido), de Julien Temple, esta é uma viagem no tempo épica, até ao coração da cidade natal de Julien Temple De músicos, escritores e artistas, radicais políticos e, acima de tudo de pessoas comuns, esta é a história dos imigrantes de Londres e como todos eles mudaram a cidade para sempre. O filme recorre a arquivos de filmes desde o inicio do século XX até ao ano de 2012.

 

Tea or Electricity (Bélgica/França/Marrocos), de Jérôme le Maire, conta a história épica da instalação de electricidade numa pequena aldeia isolada no meio de Moroccan High Atlas. Ao longo de mais de três anos, o realizador revela pacientemente as consequências da electricidade que vai inevitavelmente acabar por fechar o povo de Ifri. Diante de nossos olhos é criada a imagem de uma modernidade impiedosa a que a pequena vila está agora ligada.