A 16ª edição dos Encontros de Cinema de Viana realiza-se entre os dias 10 e 15 de maio, e promete reunir novamente profissionais, estudantes e público na discussão e reflexão sobre as capacidades do meio cinematográfico.

A edição deste ano apresenta uma programação intensiva para celebrar o cinema, focando-se na potencialidade pedagógica e formativa do cinema. A Conferência Internacional de Cinema, que ocorre nos dias 12 e 13 de maio na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, e os vários workshops marcam uma programação que, além de divulgar obras cinematográficas, pretende promover o recurso criativo ao cinema.

A quinta edição da Conferência Internacional de Cinema conta com 35 comunicações de professores, investigadores e estudantes nas áreas de cinema e estudos culturais. As comunicações serão divididas em três sessões (10h30; 14h30 e 17h30) no dia 12 de maio. O dia seguinte será dedicado ao workshop “Por dentro do filme – como ler um filme”, orientado pelas formadoras Isa Catarina Mateus e Graça Lobo, e a uma mesa redonda subordinada ao tema “Cinema e Educação”.

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, alunos, cineclubistas e profissionais de cinema juntam-se na secção Olhares Frontais que, segundo o programador Pedro Sena Nunes, “procura promover articulações minuciosas centradas na lógica da presença de filmes e a colaboração de teóricos, especialistas, profissionais, alunos e professores através de uma privilegiada partilha de conhecimento do meio cinematográfico, particularmente centrado no cinema documental”. Estão confirmadas as exibições dos filmes “Rio Corgo” de Maya Kosa e Sérgio da Costa, “Vigília” de Ana Mariz e “Entre Cenas” de Rui Simões. Além dos filmes, também estão agendadas as masterclass “Dialética entre a Arquitetura e o Cinema”, por Luís Duarte Ferro, “Memória das Vítimas do Holocausto” por Patrícia Carvalho e “Documentário Interativo” por Patrícia Nogueira.

Os estudantes de 1º, 2º e 3º Ciclos e Secundário terão, também, uma secção competitiva através do Ação02!, Festival de Vídeo Escolar, a decorrer nos dias 10 e 11 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda. Além das premiações e da Conferência Internacional, os Encontros de Viana promovem uma experiência formativa e um incentivo à componente pedagógica do meio cinematográfico. Exemplo disso é a dinamização de três workshops. “Do filme documentário ao projeto teatral”, um enfoque entre as possibilidades criativas entre as duas artes por Manuela Ferreira e Tiago Porteiro, “Stopmotion com smartphone – Introdução às técnicas de animação de volumes”, com Sérgio Nogueira, e “Escolas Animadas”, uma introdução aos princípios da animação realizada junto de um público infanto-juvenil por Graça Gomes e Rodrigo Francisco.

No dia 10 de maio, pelas 14h40, no Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo, os Encontros de Viana promovem a iniciativa “Cinema Dentro” cujo objetivo passa pela dinamização da prática e cultura audiovisual em contexto prisional. O mote será dado pela exibição do filme “Terra Firme”, de Emanuele Crialese. Após a exibição será promovido um debate com os reclusos orientado por um membro da Amnistia Internacional de Viana do Castelo.

Os Encontros de Cinema de Viana, organizados pela AO NORTE – Associação Cultural e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pretendem promover a prática cinematográfica junto dos jovens, exaltando a capacidade pedagógica deste meio, e dinamizar, na região e no país, um atrativo pólo de reflexão e ação criativa.

cartaz_encontros_2016

Fonte: Encontros de Cinema de Viana