© o som e a furia

Estreia de “A Viagem de Pedro” de Laís Bodanzky

No ano em que se celebram os 200 anos da independência do Brasil, chega em Maio às salas de cinema A Viagem de Pedro, a mais recente longa-metragem da realizadora brasileira Laís Bodanzky.

Em 1831, D. Pedro deixa o Brasil independente rumo à Europa, a fim de preparar a luta contra o irmão Miguel pelo trono de Portugal, onde é tido como traidor. No meio do Atlântico, a bordo de uma fragata inglesa, misturam-se membros da corte, oficiais, criados e escravos, numa babel de línguas e de posições sociais. Pedro tenta reunir forças para a guerra fratricida que se aproxima mas a doença e o medo da morte lançam-no numa espiral de delírios. Revive diversos momentos da sua vida, a infância, o casamento com Leopoldina, o romance com Domitila de Castro e imagina discussões com o irmão.

A Viagem de Pedro
© o som e a fúria

Partindo de uma lacuna nos relatos históricos, a realizadora imaginou a viagem de regresso a Portugal de D. Pedro num ousado exercício de encenação histórica que conta com Cauã Reymond, Victoria Guerra, Luise Heyer, Francis Magee, Isabél Zuaa, Rita Wainer, Welket Bungué, Isac Graça, Luísa Cruz e João Lagarto, no elenco.

“O mais interessante nesta história, foi o facto de se situar entre dois mundos, num período de transição da história do Pedro. Tem uma mudança significativa, uma escolha que ele faz, saindo de um país que certamente não voltaria a ver, deixando o seu filho, e ir para uma guerra. Este seria um momento especial na vida de qualquer pessoa. (…) Na verdade, até existe um diário de bordo dessa viagem, trancado a sete chaves. Não conseguimos ter acesso a ele. Está nos arquivos da Casa Imperial, em Petrópolis, e é o original, então nem poderíamos manuseá-lo. Tentámos tanto que decidimos que seria melhor nem saber o que existe ali dentro. Para quem vai fazer um filme de ficção, é melhor inventar…” comenta a realizadora sobre as origens do projecto, co-produzido entre o Brasil (Biônica Filmes e Buriti Filmes) e Portugal (O Som e a Fúria).

A Viagem de Pedro é exibido em antestreia nacional a 8 de Maio, às 21h30, na Culturgest, no âmbito do IndieLisboa, com a presença da realizadora e do elenco do filme. Tem estreia nas salas de cinemas nacionais a 19 de Maio.

Skip to content